domingo, setembro 13, 2009

O crente crescendo através do estudo

1 Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.
2 Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras,
3 expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio.
4 Alguns deles foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres.
5 Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, ajuntando a turba, alvoroçaram a cidade e, assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para o meio do povo.
6 Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui,
7 os quais Jasom hospedou. Todos estes procedem contra os decretos de César, afirmando ser Jesus outro rei.
8 Tanto a multidão como as autoridades ficaram agitadas ao ouvirem estas palavras;
9 contudo, soltaram Jasom e os mais, após terem recebido deles a fiança estipulada.
10 E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus.
11 Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.
12 Com isso, muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição e não poucos homens.
13 Mas, logo que os judeus de Tessalônica souberam que a palavra de Deus era anunciada por Paulo também em Beréia, foram lá excitar e perturbar o povo.
14 Então, os irmãos promoveram, sem detença, a partida de Paulo para os lados do mar. Porém Silas e Timóteo continuaram ali.
15 Os responsáveis por Paulo levaram-no até Atenas e regressaram trazendo ordem a Silas e Timóteo para que, o mais depressa possível, fossem ter com ele. (Atos 17.1-15)

BÍBLIA – ALIMENTO FUNDAMENTAL PARA O CRISTÃO
Às vezes lemos a Bíblia e entendemos que isso é suficiente para conhecermos a Deus, isto é bom, mas além de ler constantemente temos que “estudar a Bíblia”. É básico afirmarmos que todo cristão deve alimentar-se das Escrituras. No Antigo Testamento as orientações são ricas neste aspecto, incitando-nos a ensinar o menino no caminho em que deve andar (andando e relembrando), como disse o Salmista: “escondi no meu coração as Tuas Palavras para eu não pecar contra Ti”! (Salmos 119.11)
Os absurdos que assistimos no mundo espiritual nos dias de hoje são resultado da ausência de aplicação ao estudo bíblico. Posso afirmar que vivemos dias de escuridão total no mundo religioso, como já dantes vivemos na chamada “idade das trevas”, onde a Bíblia foi escondida do povo e este ficou debaixo dos ensinamentos funestos e abusivos dos papas e do clero romano em geral.
Atualmente a falta de ensino bíblico nas igrejas é tal, que muitas práticas romanistas estão dentro de igrejas que se julgam evangélicas; outras apresentam práticas semelhantes ao espiritismo, à macumba, ao pensamento positivo e por aí afora. A desculpa é que temos de alcançar todos os povos, de todas as formas, mas isto não tem sentido nem respaldo bíblico, pois nós apenas lançamos a semente e o Senhor é quem dá o crescimento; um planta, outro rega, mas DEUS é quem dá o crescimento, e isto devemos fazer sem inverdades ou apelos mentirosos, faixas apelativas que são afixadas nas fachadas de igrejas prometendo o que a Palavra não dá respaldo algum.
Não somente professores de EDB, de cursos curriculares de liderança ou a própria liderança da igreja devem buscar crescer nas Escrituras, mas é dever de toda a igreja de Jesus. É dever de cada um de nós que fomos alcançados pela mensagem do evangelho e entregamos nossa vida ao Senhorio do Senhor Jesus.
Veja algumas dicas que podem beneficiar um bom estudo.
a) Alvos certos;
b) Material adequado;
c) Apresentação cuidadosa dos temas e do contexto;
d) Oração e dedicação ao aprendizado (buscar unção do Espírito); e
e) Humildade, humildade, humildade (sentar e aprender a ouvir, pois sempre estamos aprendendo algo novo para nossas vidas).
Pessoas leigas e que têm dificuldade para ler, escrever ou apresentam algum grau de analfabetismo devem desenvolver “ouvidos espirituais” para que, em ouvindo a Palavra, esta encontre lugar de crescimento em seus corações.
a) Evangelistas em terreno difícil:
1) Preparados para a Obra, Atos 17.4- ensinavam o evangelho por inteiro, ou seja: “completo” (não usando textos isolados para seu próprio interesse). Jesus era apresentado por inteiro, não morto e sem poder, mas ressuscitado e vivo;
2) Agraciados com bons frutos; e
3) Provados na perseguição violenta, assim como Pilatos e Herodes que se fizeram amigos para a condenação de Jesus, neste caso chefes judeus, homens perversos e cães uniram-se contra os servos do Senhor, por estarem pregando a Palavra pura e sem mistura, na autoridade do Espírito Santo.
b) Bereanos- exemplo de apreço e carinho para com a Palavra.
1)
A visão missionária dos cristãos “provados e aprovados” em Tessalônica (verso 9);
2) A mente aberta para aprender, sem preconceito, dos bereanos;
3) Sua dedicação ao estudo da Palavra (verso 11);e
4) Os resultados finais.
c) Como perseverar na sã doutrina = II Timóteo 3.10-17
1)
Por um exemplo dado por um professor (Jesus por ex.);
2) Através das perseguições que amadurecem nossa fé;
3) Pela certeza de que a impiedade denigre e destrói; e
4) Pelo apego às escrituras Sagradas como nossa fonte de orientação e verdadeira instrução.

Num dos textos escolhidos, vemos que Paulo e Silas estavam preparados para o cumprimento de sua missão. Sabemos que Paulo como doutor da lei, fariseu, discípulo de Gamaliel (Gálatas 1.17) aprendeu meditando na Palavra. Era homem muito preparado para a obra. Silas por sua vez, é mencionado diversas vezes no Novo Testamento (algumas vezes chamado de Silvano) e recebe do Senhor uma missão especial para difundir o evangelho no campo missionário (Atos 15 e 16), Paulo o inclui como sendo um cidadão romano e com privilégios da lei romana. Juntos iniciaram vários trabalhos, sendo que o trabalho de Antioquia ficou por conta de Silas por bom tempo. Eram homens preparados e para tanto juntaram-se no terreno missionário e como resultado imediato de seu preparo, os irmãos colheram excelentes resultados.

“O CRISTÃO PREPARADO É SEMPRE PROVADO NA OBRA, DEPOIS DE PROVADO DEVE SER TAMBÉM APROVADO PARA CUMPRIMENTO DE SUA MISSÃO NA TERRA”

“OS DISCÍPULOS DE JESUS FORAM TESTADOS E PROVADOS ENQUANTO O SENHOR COM ELES ESTEVE NESSE MUNDO, MAS SOMENTE DEPOIS DE APROVADOS É QUE A OBRA DA IGREJA TEM INICIO (EM ATOS DOS APÓSTOLOS)”

“Bereanos – sempre exemplo para nós.”

Como professor, gosto muito dos alunos que têm desejo de aprender, não falo dos bajuladores, falo daqueles que têm vontade de crescer e nisto somos colocados ao lado destes para os auxiliar.
Pequena cidade grega, Beréia teve o privilégio de ser evangelizada pelo apóstolo Paulo e por Silas. Para eles, o conteúdo escrito merecia exame cuidadoso, suas mentes não eram estreitas e nem dominadas por opiniões alheias, foram nobres em receber a Palavra com alegria e a examinavam com muito zelo e cuidado.
Conta-nos certo pastor, que em meio a uma visita à cidade de Bom Jesus da Lapa (há alguns anos atrás- talvez 25 ou 30 anos), em meio à mensagem, as pessoas começaram a atirar pedras contra o grupo evangélico, em meio às pedradas que não cessavam, uma irmã (cheia do Espírito Santo) começou a entoar um louvor ao Senhor, aos poucos, as pedras diminuíram, houve um breve silêncio e a mensagem foi entregue. Ali, um trabalho Batista teve seu inicio com uma escola, anos mais tarde, já uma pequena igreja estava instalada na cidade e em duas noites de pregação, 52 almas renderam-se aos pés do Senhor Jesus.
As perseguições servem também para nos instruir acerca de como agir nos momentos difíceis da vida cristã, com elas também aprendemos, e muito!

“O HOMEM QUE APRENDE A BUSCAR O SENHOR E CRESCE NA PALAVRA ATRAVÉS DAS PERSEGUIÇÕES É BEM AVENTURADO”!
A mãe quer ver o bebê crescer, o menino sonha em ser um jovem amanhã e o jovem sonha em ter seu lar, filhos, etc... A vida é um constante crescimento, assim também é a vida espiritual, e a maior e melhor vitamina é a Palavra do Nosso Deus. Paulo escreve em Efésios 4.14- “para que não sejais mais meninos, inconstantes e levados por vento de doutrina (ao redor – note bem isto- ao ou em redor), pela fraudulência de homens, pela astúcia inclinação à maquinação do erro (está muito diferente disto nos dias de hoje?). vencer as doutrinas falsas que estão no mercado há muito tempo, somente com a meditação da Palavra do Senhor!
Oro ao Senhor para conservar em minha mente a Sua Palavra, pois Esta nunca deixará meu espírito vazio. Alguém disse certa vez: “Não precisamos ter toda a Bíblia na cabeça, mas devemos ter a cabeça na Bíblia”!
“Estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós!” (I Pedro 3.15)
Pastor David Gomes escreveu: “- para muitos, a igreja é um clube, para outros um encontro de jovens ou de casais, quantos adoradores de chicletes na boca numa afronta ao pregador e desrespeito à Casa do Senhor...”
Falta-nos ensino, e a Palavra deve ser ênfase na vida cristã. Outras lições virão ainda sobre o valor das Escrituras em nossas vidas, na vida da igreja.
Costumo dizer aos meus filhos que a pior doença que existe é a ignorância, que o Senhor nos livre desta enfermidade maligna para sempre.
Amém.
Pr Omar Bianchi

Nenhum comentário: