terça-feira, setembro 01, 2009

O VALOR DA PACIÊNCIA


“Sede, pois, irmãos, pacientes, até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas. Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.” (Tiago 5.7-11)
Vivemos dias em que o avanço tecnológico é tão grande que chegamos a nos espantar. As conquistas são tão freqüentes e dinâmicas que chegamos ao ponto de vermos ultrapassada no dia seguinte algo que nos parecia a invenção mais fabulosa no dia anterior.
A televisão e outros instrumentos da mídia aproximaram os povos. Podemos saber o que acontece no outro lado do mundo no exato momento em que os fatos estão ocorrendo.
Estamos tão acostumados a essas mudanças radicais no nosso cotidiano, que não poucas vezes nos sentimos perdidos em certas situações.
Tanta tecnologia, tanta globalização, tanta informação, tantas opiniões, tantas oportunidades, tanto conforto material...
Diante de tantas opções poderíamos nos considerar os mais felizes, os mais realizados em todos os sentidos, mas não é isso o que tem ocorrido.
Há 30 ou 40 anos atrás acreditávamos que o avanço tecnológico poderia melhorar a nossa maneira de viver.
Acreditávamos que com o passar do tempo o conforto material nos proporcionaria mais tempo e tranqüilidade para buscarmos a Deus e termos comunhão com nossas famílias e amigos.
Hoje nos deparamos com todas as conquistas almejadas pelo homem, mas ao mesmo tempo vemos que este homem está perdido em si mesmo. Aquilo que deveria ser uma bênção acabou se tornando praticamente uma maldição na vida do homem moderno.
Mais tecnologia e conhecimento geraram mais liberdade e esta gerou mais libertinagem e com isso um maior afastamento da presença de Deus em nossas vidas.
Tiago está nos exortando a sermos firmes em nossas convicções. A não nos abatermos, mas resistirmos na certeza de que o Senhor em breve virá.
O texto nos ensina que devemos ser paciente em pelo menos duas situações:
Em primeiro lugar quanto à vinda do Senhor.
O verso 8 diz: “Sede vós também pacientes e fortalecei o vosso coração, pois a vinda do Senhor está próxima.”
Já faziam 15 anos que Jesus havia ressuscitado e indo embora para nos preparar lugar como está escrito em João 14.1-3 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.” e os cristãos estavam temerosos de que Ele não mais voltasse, porque acreditavam que a Sua vinda seria imediata e não compreenderam a extensão das palavras de Jesus.
O maior inimigo da paciência talvez seja o imediatismo.Moisés sobe ao monte Sinai e fica ali por 40 dias. Quando estava próxima a sua volta para o meio do povo, este começou a reclamar e a pedir que Arão, irmão de Moisés, lhe fizesse um deus para que fosse adiante deles, porque aquele Moisés, diziam eles, não sabemos o que lhe aconteceu.
Jesus nos ensinou que a Sua vinda se daria como se um ladrão penetrasse a casa para roubá-la: num dia e hora em que não esperamos.
Quantas vezes tomamos o posicionamento daqueles homens que pressionaram Arão a fabricar o bezerro de ouro?
Dizemos que temos que viver o presente...“Ainda sou muito moço, tenho que aproveitar a vida. Daqui a pouco a vida passou e eu não fiz nada. Quando eu estiver com mais idade vou procurar uma “religião” que me aceite como eu sou e não fique me pressionando para mudar minha maneira de pensar e viver...”
“Tenho tanto tempo pela frente. Preciso conseguir minha independência financeira. Aí sim eu “aceito esse Jesus” que os crentes falam tanto...”
A Palavra de Deus em Lucas 12.13-21 nos conta a história de um homem que desejava aumentar cada vez mais a sua riqueza.
Um homem achegou-se a Jesus e pediu-lhe para que falasse a seu irmão para que repartisse com ele a herança de seu pai.
Jesus diz a ele que não julgaria a causa deles e alerta-o para que se acautelasse e se guardasse da avareza porque a vida não consistia em abundância do que se possuía e propôs-lhe uma parábola dizendo que um homem rico viu que o seu campo havia produzido em abundância e resolveu derrubar os celeiros antigos e construir outros maiores para guardar a sua produção e em assim fazendo disse a si mesmo: “alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos, descansa, come, bebe e folga”. Mas Deus lhe disse: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma e o que tens preparado para quem será?”Deus é Fiel!
Jesus é Fiel!
A Sua Palavra é verdadeira!
Jesus virá!
Eu não tenho esperança ou apenas creio na possibilidade de que isso venha ocorrer, mas tenho certeza absoluta de que um dia, quando menos esperarmos Ele virá nos céus e nós seremos arrebatados para junto dEle.
Por essa razão devemos estar preparados para a Sua volta.
Hebreus 12.1 diz que devemos nos desembaraçar das coisas que nos impedem de corrermos a carreira cristã.
Esse desejo de nos desembaraçarmos das coisas que nos impedem de corrermos a carreira cristã leva-nos ao segundo ensinamento que o texto nos apresenta.

Em segundo lugar devemos ter paciência quanto a nós mesmos.A bondade de Deus nos conduzirá ao arrependimento.
Dizemos: “depois que me converti achei que as coisas melhorariam, mas faz tanto tempo e nada acontece...”Precisamos suportar as dificuldades. Olharmos firmemente para Jesus. O livramento que tanto aguardamos e aos olhos de muitos e aos nossos próprios olhos parece tão distante e impossível pode ocorrer hoje mesmo, talvez amanhã ou a qualquer momento.
O Salmista Davi disse em Salmos 30:5 “Porque não passa de um momento a sua ira; o seu favor dura a vida inteira. Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.”
Jesus nos ensina em Lucas 15.11-32 acerca do amor de Deus para com aqueles que estão perdidos e acabam voltando arrependidos para a casa paterna.
Que amor é esse que pode perdoar as faltas mais graves de um filho ingrato que sai de casa descontente com o pai, mas volta arrependido pedindo guarida e proteção?
Esse é o amor de Deus que aguarda com paciência que nos arrependamos e a Ele nos apresentemos.
Saiba compreender as suas limitações. Não fique pensando que você é um super crente e que está isento de errar. Mesmo depois de nos entregarmos a Jesus seremos nós mesmos caminhando num processo de aprendizagem e santificação e isso não se dá de uma hora para a outra.
Se você que está lendo essa reflexão ainda não entregou seu coração e sua vida a Jesus saiba que o diabo, nosso adversário coloca duas situações no coração das pessoas para que não aceitem o chamado de Jesus para a Salvação de suas almas.a) Uns se acham tão perfeitos e bons pelo comportamento que têm na sociedade e em relação à família que não precisam de um Salvador pessoal para suas vidas e entendem que pelo fato de serem honestos, bons pais, bons filhos e não prejudicarem a ninguém serão conduzidos diretamente ao céu;
b) Outros se acham tão pecadores pelo que já fizeram nessa vida que entendem que são impuros e depravados demais para que Deus os perdoe e que Jesus jamais acreditará que eles realmente se converteram e resolveram mudar e abandonar as suas vidas de pecado.
Quando um desses pensamentos vier à sua mente não acredite nele, pois não procede de Deus que a todos ama. Deus abomina o pecado, mas ama infinitamente ao pecador e por isso quer resgatá-lo das garras do diabo e com tendo esse objetivo no coração enviou Seu próprio Filho para que morresse por nossos pecados, os meus e os seus.
Haverá a necessidade de nos aproximarmos cada vez mais de Deus através do nosso crescimento espiritual e isso começará a se dar quanto passarmos a conhecer mais o que esse Deus que nos resgatou do pecado espera de nós.
Conhecendo a Palavra de Deus teremos entendimento dos planos de Deus para a nossa vida e as promessas que Ele tem para cada um de nós.
Permita que Deus trabalhe nelas para que você possa ser mais útil nas mãos dEle.
Muitas vezes fazemos da Graça de Deus uma lei para nossas vidas e isso impede de olharmos para dentro de nós mesmos e entendermos que somos limitados e imperfeitos. Em Mateus 12.7 Jesus disse: “Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes.”
O Apóstolo João fala em sua primeira carta:
“Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.”(1 João 1:8- 2:1-2)
Tiago termina dizendo que bem-aventurados são os que suportam as aflições e dá como exemplo a paciência de Jó.
Conheça suas limitações e se entregue nas mãos de Deus para que Ele te fortaleça. Seja humilde diante dEle e Ele não apenas te consolará, mas responderá aos anseios mais íntimos de seu coração.
Ele é um Deus galardoador e espera que nEle confiemos.

Se você que está lendo essa reflexão ainda não entregou a sua vida nas mãos de Jesus eu quero lhe fazer um convite.Entregue o seu coração a Jesus e deixe que ele cuide de você e dirija seus passos. Confie nEle. Ele é Fiel para cumprir Sua Palavra. NEle podemos confiar sempre, pois Ele se entregou para morrer naquela cruz pelos nossos pecados, para que você e eu tivéssemos, ao reconhecer esse ato de tão grande amor, a oportunidade de vermos os nossos pecados perdoados e o direito de vivermos em intimidade eterna em Sua companhia.

Faça essa oração comigo e creia que Ele cuidará de você e dos seus.
Senhor Jesus, eu creio de todo o meu coração, que és o Filho de Deus, que veio a esse mundo e foi morto na Cruz do Calvário para resgatar os meus pecados. Eu reconheço que sou pecador e peço perdão a Ti pelos meus pecados. Senhor Jesus eu O reconheço como meu Salvador pessoal e quero morar nos céus com o Senhor. Toma conta de mim, dirige os meus passos e me batiza com o Espírito Santo a fim de que eu possa testemunhar desse teu amor por mim. Eu te agradeço por me receber e me dar o direito de ser chamado filho de Deus. Amém

Se você fez essa oração eu o convido a procurar uma Igreja Evangélica onde se pregue a Palavra de Deus com sinceridade e compromisso, e começar a conhecer o que Deus tem para você e para sua família. Estude sempre a Palavra de Deus, a Bíblia. Nela você encontrará tudo o que você necessita para ter uma vida vitoriosa com Cristo.

Que Deus o abençoe ricamente.


Nenhum comentário: