sábado, abril 10, 2010

O MUNDO VINDOURO

Temos presenciado, nos últimos anos, diversos eventos, como essas catástrofes que têm assolado diversas regiões do planeta, sem falar do comportamento de seus habitantes, que mostram que o retorno do Senhor Jesus está mais próximo do que imaginamos e por essa razão gostaríamos de algumas aulas da EBD que falaram acerca do tema Escatologia.
A escatologia é o estudo teológico do final dos tempos e das últimas coisas. É um assunto que desperta muito interesse do povo evangélico atualmente. Tenho sido interpelado por adolescentes e idosos, interessados em detalhes acerca dessas “últimas coisas”.
O nosso estudo é apenas uma introdução sobre os mais importantes temas dessa área. O irmão poderá amplias as suas informações sobre no assunto lendo bons livros que estão à venda em nossas livrarias. Mas, deve fazer como os bereanos (Atos 17.11), conferindo cada coisa nas Escrituras, para não se empolgar muito com declarações fantasiosas e exageradas, que caracterizam algumas correntes da interpretação escatológica.
ASSUNTOS DA ESCATOLOGIA
Lendo I Tessalonicenses 4.13-18, descobrimos que o Senhor não quer que sejamos ignorantes acerca da morte, ressurreição, volta de Jesus e arrebatamento da Igreja. Nessa área estuda-se a respeito do juízo final, estado intermediário, céu, inferno, etc. Porém, nos estudos que faremos, meditaremos sobre o MUNDO VINDOURO, A SEGUNDA VINDA DE JESUS, O JUÍZO FINAL e A IGREJA TRIUNFANTE.

IDENTIFICANDO O MUNDO VINDOURO
Satanás trabalha, incessantemente, para lançar confusão na mente do homem e cegar-lhe o alcance das coisas eternas. Todos temos deparado com pessoas que afirmam, ousadamente, não existir vida após a morte. Elas acreditam que com a morte física acaba-se tudo. Mas a Bíblia não ensina assim. Milhares erram, como os saduceus, por não conhecerem as Escrituras, nem o poder de Deus (Mat. 22.29).
A morte é uma realidade indiscutível. É o salto para a vida eterna. E a questão de haver mortes violentas e inesperadas não deve abalar os salvos. Isso acontece em conseqüência do pecado que atingiu a raça humana. É o salto que alguns dão com mais rapidez. Com a morte, começamos a viver, o que hoje chamamos de MUNDO VINDOURO – que é eterno e se desenrolará em dois lugares apenas, popularmente conhecidos como CÉU e INFERNO. No texto conhecido da Parábola do Rico e Lázaro, Jesus nos mostra dois estados de vida em dois lugares diferentes. Mesmo antes de Jesus voltar, já existe o hades de tormento, onde está o rico, e o lugar de gozo, onde está a verdadeira linhagem de Abraão (Luc. 16.19).
O FUTURO DO HOMEM SEM JESUS
Em II Tessalonicenses 1.7-9, a Bíblia declara que Jesus voltará e tomará vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho do Senhor Jesus, os quais sofrerão como castigo a perdição eterna, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder.
O mundo vindouro dos que estão sem Jesus é descrito no Novo Testamento com os seguintes títulos: Perdição Eterna- II Tess 1.9; Fogo Eterno Preparado para o Diabo e seus anjos – Mat 25.41; Castigo Eterno – mat. 25.46; Fornalha de Fogo – Mat 13.42,50; Lago de Fogo – Apoc. 20.15; Lago Ardente de Fogo e Enxofre- Apoc. 21.8; Fogo Inextinguível – Mat- 3.12; Mar 9.43; ET.
No texto de Lucas 16.19-31, Jesus deixa bem explícito que o homem no inferno está inteiramente consciente. Ele vê, sente, conhece, tem sede e possui compreensão perfeita do significado da vida do homem com Deus e sem Deus, a ponto de pedir pela salvação dos seus irmãos que ainda estavam na terra e a caminho do mundo infernal. Mas note bem: ele não pode voltar à terra, nem para avisar seus irmãos acerca do mundo vindouro. Aqui estão Moisés e os profetas para fazê-lo. Que cumpramos fielmente, o ministério de Moisés e dos profetas, para encaminharmos muitos ao “seio de Abraão”, pois somos responsáveis pela transmissão da mensagem que define o futuro dos homens no mundo vindouro: SÓ JESUS CRISTO SALVA.
O AMANHÃ DOS SERVOS DE JESUS
A vida com Jesus é a única que compensa neste mundo, pois quando estamos em Cristo somos novas criaturas (II Cor. 5.17). Quando Jesus nos salvou, Ele nos deu uma nova vida e uma nova pátria – que está nos céus (Fil. 3.20). Na sua morte, Jesus preparou um lugar nos céus, para todos os que nEle crerem (João 3.13-17). Ele diz: “Na casa de meu Pai há muitas moradas” (João 14.2). Graças a Deus há uma morada eterna para nós e para todos os que hão de crer se ouvirem o evangelho.
Não devemos impressionar-nos com as especulações quanto ao que acontece ao crente entre a morte física e a ressurreição. O servo de Jesus, ao fechar os olhos para esta vida é recebido com alegria pelos anjos que o conduzem ao lar celestial, onde os remidos aguardam para voltarem com Jesus, no dia da ressurreição final. Em Lucas 23.43, Jesus diz ao ladrão: “Hoje estarás comigo no PARAÍSO”. Falando do seu maior desejo, o apóstolo Paulo diz que é PARTIR (morrer fisicamente), pois isso significa para o salvo, ESTAR COM CRISTO. Ele acrescenta que é AINDA MUITO MELHOR QUE VIVER AQUI (Fil. 1.23). O que deve nos importar é viver tal convicção, baseados na palavra de Jesus em João 12.26.
Certas crenças supõem existir sete céus. A Bíblia, porém, refere-se apenas a três, a saber: o céu atmosférico (Atos 14.17); o céu estelar (Gên 1.14) e o terceiro céu (Det. 19.14); II Cor. 12.2-4), até onde Paulo foi arrebatado. Ele diz que é o paraíso e eu ali ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir. Por meio do apóstolo Pedro, o Senhor nos diz que haverá “novos céus e uma nova terra” (II Ped 3.10-13). Esse novo céu ele mostrou ao apóstolo João na visão de Patmos (Apoc 21), onde não entrará coisa alguma que contamine, nem o que pratica abominação e mentira (Apoc 21.27); nele estará o trono de Deus e do Cordeiro (Apoc. 22.3).
Canta o poeta:
“Céu, lindo céu; céu, lindo céu;
Eu vou prá o céu, lindo céu,
Com Cristo, vou morar no lindo céu.”
Quão maravilhoso é conhecer o céu e aguardar o dia quando seremos transferidos para lá, para viver eternamente com o Senhor.

Pr. Omar Bianchi

Nenhum comentário: