segunda-feira, junho 21, 2010

A IGREJA TRIUNFANTE

Creio que a maioria dos crentes tem uma boa compreensão acerca do sentido bíblico do que de fato seja a Igreja de Cristo. Sendo o propósito do nosso estudo meditar a respeito da Igreja Triunfante, o dileto irmão poderá aprimorar os seus conhecimentos da matéria lendo o livro - Cristo Sim, Igreja Sim - da JUERP.

CRISTO E A IGREJA

Foi com a vinda de Jesus Cristo ao mundo, consumando-se com sua morte e ressurreição (1Co 15), e com a vinda do Espírito Santo (Atos 2), que o povo de Deus na terra passou a agregar-se e ser conhecido como IGREJA. Em Mateus 16.18, Jesus faz a soleníssima declaração de que estava no mundo para EDIFICAR A SUA IGREJA. Para tanto, Ele chamou e preparou os DOZE apóstolos (Luc 6.12-16). Quando da ascensão, já eram 120 os que aguardavam, em Jerusalém, a descida do Espírito Santo, que seria o dinamizador da Igreja no mundo (Atos 1.8; João 16.7-11). Foi com a vinda do Espírito Santo que a igreja tomou consciência de si e iniciou a sua ação evangelizadora no seio da humanidade.
O Novo Testamento nos mostra que a Igreja é a família de Deus (Rom. 8.15; Gál. 4.5,6; Mat. 12.49-50). Também, salienta o vínculo que Jesus Cristo tem com a Igreja. Diz, portanto, que a Igreja é:
1- Corpo de Cristo (Ef. 1.22,23; 4.15; 5.23). Cristo é a cabeça da Igreja.
2- Noiva e Esposa de Cristo (II Co. 11.2; Apoc. 19.7; 22.17).
Essas descrições falam do comando e do amor de Cristo pelos salvos, que na medida em que vão sendo salvos são acrescidos ao Seu corpo. (Atos 2.47). Todos os textos que apontam para a segunda vinda de Jesus mostram que Ele vem buscar os salvos, arrebatar a Igreja, para executar o juízo quanto aos que não creram. Ele honrará a Igreja na Sua glória e na glória do Pai. “E se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tornarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” (João 14.3). “Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo; se alguém me servir, o Pai o honrará” (João 12.26).
A IGREJA NA TERRA E NO CÉU

Há uma parte da Igreja que está na terra e outra que está no céu, com Cristo, aguardando a sua volta, para a ressurreição final.
Em o Novo Testamento são mais de cem as referências acerca da Igreja, sendo que cerca de 90% refere-se à igreja local, e uns 10%, à chamada Igreja geral ou universal, que sãos todos os salvos em todos os lugares da terra. Eles estão trabalhando em igrejas locais, sob o comando do Espírito Santo, para consumar a edificação do Corpo de Cristo, enquanto peregrinam pelo deserto desta vida.
Os salvos que estão vivos podem, então, ser classificados como IGREJA MILITANTE, que milita, que está ativa no seio da humanidade. E os que já partiram desta vida são a IGREJA TRIUNFANTE, eles já estão em Cristo, todos os remidos juntos no lar celestial.
Respondendo aos irmãos de Tessalônica, que eram muito preocupados com o estado dos crentes que já deixaram esta vida, o apóstolo Paulo nos ensina:
1- Os crentes que já morreram estão em Cristo, e convivem na Igreja Triunfante; já venceram a morte, mas aguardam o dia da Igreja completa, reunida em torno do Senhor (I Tess. 4.14; Luc. 22.42).
2- Todos os crentes voltarão com Cristo, ao som da trombeta, enquanto os que estiverem vivos, nesta vida, serão transformados no arrebatamento, enquanto haverá o encontro da Igreja plenamente edificada, com o Senhor (I Tess. 4.15-18).
3- Arrebatada, a Igreja completa e triunfante encontrará o Senhor nos ares e estará para sempre com Ele (I Tess. 4.18; I Cor. 15.50-58).

A OCUPAÇÃO DA IGREJA TRIUNFANTE

Há uma boa corrente de intérpretes da Bíblia que, baseada principalmente em Apocalipse 20-22-15, aponta como atividade da Igreja Triunfante a participação em um reinado com características políticas. Esse é um assunto por demais controvertido e que nós só saberemos, de forma clara, quando estivermos com o Senhor. Mesmo que essa conceituação da Igreja triunfante não venha alterar a nossa posição como filhos de Deus, qualquer dogmatização é perigosa.
Atualmente, o nosso trabalho consiste em adorar e servir a Deus. Nós o servimos quando estamos em culto, bem como na promoção do seu reino. Jesus definiu, com muita clareza, a nossa ocupação, como sua Igreja, na terra (Mat. 28.18-20; Atos 1.8). Servimos também na administração das coisas de Deus que nos são confiadas; na integração dos que vão sendo salvos e acrescidos à Igreja do Senhor, bem como na edificação uns dos outros. Mas quando estivermos no céu, a Igreja estará completa e não haverá mais evangelização; todos seremos edificados com a glória de Deus. Restarão para nós o louvor, a adoração. Viveremos e nos realizaremos completamente, ADORANDO a Deus e ao Cordeiro, Jesus Cristo, como os serafins (Is. 6.3), que se ocupam em exaltar a santidade de Deus uns com os outros.
É porque estaremos no céu, completamente livres do pecado (Apoc. 21.27), que o louvor e a adoração a Deus serão a plena realização da Igreja que Jesus resgatou com o seu sangue (Apoc. 19.1-8; 5.8; 14.7; 9-16, etc.).

CONCLUSÃO

Ao chegarmos ao final de nossas meditações desta unidade podemos concluir com as palavras da GRANDE VOZ, vinda do trono e que chegou até nós pela graça infinita do nosso Deus: “Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugara de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais, morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apoc. 21.3-4).À vista de tudo que aprendemos, recordemos as palavras do apóstolo Paulo: “Portanto, meus amados irmãos, sejamos firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (I Cor. 15.58).Aleluia.

Pr. Omar Bianchi

Um comentário:

Marcio Oliveira disse...

Graça e Paz!

Amados É com muita alegria que venho compartilhar convosco a benção que recebi da parte do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. No final do ano de 2009 fui presenteado com a edição de um livro que conta as experiências e os milagres que Deus operou em minha vida. É uma obra puramente verídica que incentivado pelo Santo Espírito de Deus ousei colocar no papel para que a igreja atual saiba que da mesma forma milagrosa que Deus operou no passado continua operando na vida de todos os que Nele esperam e confiam. O livro já circula por algumas igrejas hospitais e presídios e eu tive o prazer de ouvir testemunhos de vários irmãos em cristo que me contaram que foram levados pelo Santo Espírito de Deus a doá-lo para pessoas que não conheciam e por isso eles estavam adquirindo outro. Achei interessante este fato pois isso aconteceu com vários irmãos de lugares diferentes. Ao mesmo tempo me contaram que através da leitura do mesmo cujo tem como título NAO VOU DESISTIR se sentiram motivados a crer e a voltar ou permanecer lutando por seus objetivos. Sabendo que Deus é Fiel para operar infinitamente mais de tudo aquilo que cremos ou esperamos. Foi então que buscando a Deus em oração senti o desejo de estar enviando esta circular para todos os pastores que mantenho contato pessoalmente ou por via internet para que caso sintam desejo de adquirir esta obra possa fazê-lo. Nós teremos grande alegria em enviar um exemplar para os amados. Informo também que ao obter esta obra os queridos estão colaborando para que o reino de Cristo venha se expandir na terra através do Ministério Comunidade Internacional Nova Aliança. Fico no aguardo de seu contato.
Shalom Adonai.

Atenciosamente

Pr.Marcio Oliveira.
774-930-4869

blog: prmarcioliveira.blogspot.com
email: prmarcio@naovoudesistir.com

***OBS:Enviamos para todo o Brasil***