sexta-feira, outubro 09, 2009

O Alvo do crescimento cristão!

“Quanto ao mais, irmãos meus, alegrai-vos no Senhor. A mim, não me desgosta e é segurança para vós outros que eu escreva as mesmas coisas.
...
“Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.” (Filipenses 3.1-21)

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.” (Colossenses 3.1-4)


Uma definição do escravo convertido ao Senhor: - para mim, a vida cristã foi segurar a mão de Cristo, é continuar segurando a mão de Cristo e será viver até a morte segurando a mão de Cristo! O alvo do crescimento cristão é Cristo – Sempre!

O apóstolo Paulo, enquanto encarcerado, escreveu cartas de conselhos para as igrejas em Filipos e Colossos, frases simples, porém inspiradas, demonstram este zelo e cuidado para com a igreja de Jesus; para Paulo a vida se resumia: viver Cristo, Sua presença era o que importava para o apostolo, como podemos observar no esboço a seguir :
· Alegria e gozo espiritual no meio das provações:
1. Alegria firmada no Senhor (Fil 3:1);
2. Alegria apesar das perseguições e percalços dos falsos obreiros;
3. Alegria pela adoração no Espírito, glorificando a Cristo Jesus (Mat. 6:24).
· Supremacia absoluta de Cristo sobre a vida do cristão:
1. Sobre todas as conquistas e glórias do mundo (versos 5 a 8);
2. Firmada em um andar da experiência cristã – ressurreição e vida eterna;
3. Pela busca de um alvo definido e sobreexcelente (santificação).
· Porque assumirmos, como crentes em Cristo, as obrigações da nova vida:
1. Pela busca diligente e constante das coisas do alto na visão de Jesus Cristo triunfante;
2. Pela disciplina do pensamento e do comportamento sadio e curado pelo Espírito Santo;
3. Por nossa certeza na manifestação final de Cristo, onde seremos com Ele vencedores para sempre.

Não podemos esquecer que O Senhor Jesus estava cheio do Espírito Santo quando foi atacado pelo inimigo (Luc. 4: 1 a 4), depois de sofrer toda a tempestade de uma tentação maligna e constante Ele retornou no poder do Espírito Santo, isto nos mostra que as tentações e as lutas sempre estarão presentes na vida do cristão, mas cheios do poder do Espírito Santo iremos vencer a todas!
Os exemplos na vida cristã são muitos: conta-se que Lutero certa vez até jogou o tinteiro contra a parede para atingir a satanás; Moody declara que Lutero precisava sofrer terríveis ataques do tentador porque através de sua instrumentalidade o mundo cristão seria abalado por DEUS!; John Bunyan fala dos seus conflitos tremendos (vide o livro “O Peregrino”); o apóstolo Paulo também mostra nos textos que temos como base, as lutas contra os falsos obreiros, os cães enfeitiçados que tantos prejuízos trazem à igreja de Cristo; no entanto, ele buscava se alegrar No Senhor, não alegria da carne e dos prazeres materiais, mas a do Espírito Santo agindo em sua vida deixava de lado os cerimoniais judaicos e as bajulações e buscava a alegria na fonte certa, mesmo estando atrás de grades como se fosse um bandido desconcertado.
Nas epístolas citadas, Paulo cita pelo menos oito vezes a alegria e o dever do crente nesta vida. Interessante que Paulo menciona um louvor carregado de gozo (um orgulho “santo”) que é observado pelo vernáculo grego “Kaukáomai” (ar de orgulho), que pode ser observado quando ele fala de sua alegria renovada em Cristo, quando no final as contas forem acertadas e ele descobrir que não havia sofrido em vão e ainda que cercado dos cães e maus obreiros, descobrir que a alegria em Cristo é maior.

“NOTE, QUE ESTA EXPRESSÃO DE ALEGRIA DA QUAL PAULO MENCIONA, É APRESENTADA COMO UMA ESPÉCIE DE MANDAMENTO E NÃO UMA OPÇÃO: “REGOZIJÁI-VOS SEMPRE!” (FIL. 3 1, 21 e 22).

COMO ESTÁ A EXPRESSÃO DE LOUVOR E ALEGRIA EM NOSSOS CORAÇÕES?

EXISTEM SOMENTE QUANDO AS BENÇÃOS ESTÃO PRESENTES OU EM MEIO ÀS LUTAS TAMBÉM?

Quem falava? Tinha autoridade?

Fico perplexo ao ver certos cristãos (se é que o são) duvidando da apostolicidade de Paulo! O que será que ele trocou em sua vida para seguir a Jesus? O que foi deixado para trás já não é suficiente para garantir a ele esta estatura de apóstolo?
· Circuncidado ao oitavo dia, ou seja, nascido judeu verdadeiro;
· Como linhagem de Israel tinha certos privilégios (Rom. 3:1 e 2);
· A tribo de Benjamim tinha notório prestigio, porque dela fizeram parte Raquel a esposa amada de Jacó;
· Esta tribo manteve-se fiel ao concerto, quando da divisão do reino;
· Abandonou a cultura hebraica, a posição de honra que conquistara através de suas lutas pelo judaísmo (era fariseu inclusive);
· A sabedoria social e secular obtida através dos tempos; e
· A cidadania romana, tão prezada entre os homens daquela época.


Tudo isto e muito mais, ficou para trás quando Paulo buscou conhecer o Senhor, e mais ainda foi ficando quando ele se esforçou para crescer em Cristo e isto fazendo , trouxe outros tantos consigo.

PAULO FOI SEVERO QUANTO A CONDENAÇÃO DAS COISAS DO MUNDO, MUITAS DAS QUAIS ELE VIVEU E PARTICIPOU!

A IGREJA DE HOJE, ESTÁ DISPOSTA A PAGAR O PREÇO POR TAL SEPARAÇÃO?

Conta-se que certo obreiro fervoroso de uma igreja cristã, vivia uma vida carnal em seu ambiente de trabalho, não prezando em nada o testemunho cristão. Um dia, um dos colegas de trabalho apareceu na igreja, sem saber que ele freqüentava aquele ambiente. O tal crente era o dirigente do louvor naquela noite. Ao término do culto, o colega o tomou pelo braço e lhe disse: aqui você é outra pessoa... Hoje, restaurado e diácono firme em sua igreja, conta que após aquele episódio, ele conversou com sua esposa, expôs as mazelas de sua má conduta no emprego e firmou em seu coração o objetivo de mudança total em sua vida e de seu testemunho! Traduzindo: cresceu em Cristo!
Paulo sabia que o compromisso com o mundo o afastaria cada vez mais do caminho, ao contrário, buscava maior intimidade com O Senhor, conhecê-lo melhor – “Gnosco” (conhecer em profundidade) não um simples conhecimento como muitos têm – apenas superficial (“Eidos”, “Eido” - conhecer de forma básica apenas). Ele batalhava por buscar um conhecimento que o levasse a compreender a magnitude da ressurreição do Mestre Jesus; não algo passageiro, da alma ou de sentimentos espúrios que pregam peças através de nosso emocional (unção do leão, da lagartixa, do óleo {pasmem, óleo é para ungir!}, etc...), não do intelecto humano, não, Paulo busca o conhecimento como o pastor de João 10 (conhece suas ovelhas e delas é conhecido), é a expressão no hebraico “Yadhah” (como intimidade – conheceu Abraão a Sara, sua esposa... teve relações íntimas); este era o tipo de conhecimento que Paulo queria, este era o alvo de crescimento que ele buscava...
Tudo que o mundo podia dar a Paulo, ele considerava como esterco...
· Esquecendo... tradições, conquistas mundanas, posição social, reconhecimento do mundo;
· Avançando... prosseguindo ... no plano ideal do crescimento em Cristo;
· Pelo prêmio da soberana vocação... Cristo Jesus!

A VITÓRIA SOBRE OS PENSAMENTOS E OS HÁBITOS SERÁ SEMPRE FORTALECIDA AO NOS LEMBRARMOS DE QUE JESUS CRISTO VOLTARÁ!
ESTAMOS NOS PREPARADOS?
ESTAMOS NOS PREPARANDO PARA ESTE ENCONTRO?
SERÁ PARA NÓS DIA DE BÊNÇÃO OU DE FRUSTRAÇÃO PORQUE FICAMOS?

“Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro“ (Fil. 1:21);
“Já estou crucificado... “ (Gál. 2:20);
“Se filhos... herdeiros...“ (Rm. 8:17).

Amém.
Pr Omar Bianchi

2 comentários:

Nacida Libre disse...

Vengo a darte las gracias por haber decidido visitar mi pequeño refugio y por haber optado por seguirlo. Y para celebrarlo, mansa y cariñosa te anuncio que tienes dos hermosos regalos esperándote en mi blog, en la entrada: “¡¡¡SORPRESA DE FIN DE SEMANA!!!”. Te pido que vayas a esa entrada porque en ella hay un mensaje para todos vosotros, los que me seguís… ¡¡¡ENHORABUENA Y GRACIAS POR TODO!!!

stella disse...

Dio è presente ed è sempre con noi!