quinta-feira, outubro 29, 2009

O crente cresce através do Serviço


Textos básicos: Neemias 12.43 (sacrifícios); Sl 40.8 e 126.5,6; Lc 10.17 (na obra do Senhor); Jo 4.36 e 12.26 (o semeador); II Co 8.19e 9.2; II Tm 2.21. Tt 3.1; I Pe 3.15 e 5.2 (no campo espiritual); Lc 10.40 (o melhor serviço); Rm 15.25 (serviço para a igreja); Mt 20.28 (maior exemplo nosso - Jesus Cristo!); At 20.19 (com humildade; I Co 15.58 (nunca é em vão).


Exercício físico é fundamental na vida do ser humano, mesmo que seja uma breve c aminhada, lavar louças, engraxar os calçados, lavar um automóvel, sei lá o que mais!
Estamos sempre em ação com alguma coisa, enquanto respiramos neste mundo, estamos também nos movimentando de alguma maneira, respirar é estar vivo!
O que isto tem a ver com crescimento cristão? Creio ter tudo a ver! Como cristãos, devemos agir de forma a compreendermos que se “estamos vivos” em espírito, devemos nos exercitar para o Senhor e Seu serviço, alguma área de minha vida deve ser abençoada e deve ser abençoadora através do serviço cristão.
Paulo nos ensina que nosso trabalho no Senhor não é vão; Jesus disse que esteve neste mundo como servo e para servir, não para ser servido – exemplo de maior abstinência de Sua glória e Majestade para servir aos perdidos e alcançá-los com salvação!
Num dos textos básicos, encontramos as irmãs Marta e Maria servindo o Mestre Jesus em sua casa, queriam recebê-lO da melhor maneira possível, porém observamos que sempre existe um serviço melhor, ou seja- mais urgente a ser executado. Este deve ser nosso propósito- questionarmos qual é o melhor serviço no momento, onde posso ser útil no corpo, na igreja e para o Reino do Senhor!

CADA UM NA SUA!
Temos os dons naturais:
1- Uns cantam, outros tocam instrumentos, outros sabem reger, etc., podem trabalhar no louvor da igreja;
2- Outros são operosos em boas obras, sabem ouvir, gostam de auxiliar às pessoas, podem trabalhar na área da misericórdia da igreja;
3- Alguns têm aptidões artísticas, sabem pintar, fazem trabalhos manuais, decorações, etc., podem auxiliar em tantos trabalhos na igreja – evangelização (quadros de histórias, cânticos, etc.); decoração de ambientes; serviço social na área de bazares ou afins...;
4- Existem pessoas que sabem trabalhar com elétrica/hidráulica/alvenaria ou outros iguais, são muito úteis na zeladoria do prédio do templo;
5- Outros atuam no campo das artes espontâneas, tais como teatro/coreografia, dança, etc.
Enfim, poderia citar tantas coisas.


Conclusão:

O objetivo de citar alguns dons naturais é de apenas colocarmos uma idéia de ação dentro do corpo do Senhor – a igreja. Nem todos têm o talento para cantar num grupo de louvor ou coral, podem contudo auxiliar naquilo que possuem como talento ou dom natural.
“TODOS POSSUEM ALGUM DOM NATURAL E PODEM SERVIR DE ALGUMA FORMA DENTRO DO CORPO DE CRISTO!”
O espaço é amplo e meu dever é descobrir e colocar em prática onde trabalhar e ajudar o crescimento da igreja e meu crescimento em conseqüência.


O TRABALHO ESPIRITUAL:
1- Professores em geral (crianças, adultos, jovens, etc.)
2- Líderes de ministérios (cooperadores);
3- Evangelização, diáconos, etc.
4- Ministérios específicos... pastores, evangelistas, obreiros, missionários.
5- Etc.


OS COLABORADORES FINANCEIROS:
Muitas pessoas são disponíveis no campo material, fora dos dízimos e das ofertas comuns na igreja. Existem pessoas que podem e auxiliam no campo material, são desprendidas das coisas e fazem suas doações “por amor ao Senhor” e não por troca de favores com Ele! Eu mesmo conheci muitos em minha vida cristã, pessoas que ajudavam em tudo o que fosse possível a eles, sem qualquer tipo de constrangimento, possuem o dom da liberalidade! Repito: não fazem por troca ou interesse, é um dom mesmo!

AS FORMIGAS ENSINAM:
Os insetos nos ensinam o trabalho, tal qual o sábio nos ensina no livro de provérbios 6.6 e 30.25. usando as formigas como exemplo de povo fraco, mas unido e que agem com sabedoria (instinto) guardando no verão para usufruir no inverno; assim os crentes devem trabalhar, unidos mesmo que parecendo fracos, serão fortes, mesmo que aparentemente débeis, serão tidos por sábios. O Senhor inspirou nas Santas Escrituras através destes pequenos seres, coloquemos em prática então!

Irmãos, o crescimento do crente não pode ser “opcional”, deve ser algo natural na vida do crente. Todo crente verdadeiro deve crescer e o trabalho faz parte desta seqüência de lições que repartimos com a igreja.
Crescer através da oração, do estudo bíblico, do serviço, em meio às lutas, etc.
O IMPORTANTE É CRESCER EM CRISTO – ATÉ A ESTATURA DE VARÃO PERFEITO – ESTE É O NOSSO ALVO!!
Amém.
Pr.Omar Bianchi

Existe um hino (410) do Cantor Cristão, composto por Salomão Luiz Ginsburg (1867-1927) e Alfred Henry Ackley (1887-1960), que nos mostra a alegria que deve sentir o crente ante a oportunidade de trabalhar na Seara do Senhor.


FELICIDADE NO SERVIÇO


1- No serviço do meu Rei eu sou feliz,
Satisfeito, abençoado;
Proclamando do meu Rei a salvação,
No serviço do meu Rei.

2- No serviço do meu Rei eu sou feliz,
Obediente e corajoso;
Na tristeza ou na alegria sei sorrir,
No serviço do meu Rei.

3- No serviço do meu Rei eu sou feliz,
Jubiloso e consagrado;
Ao seu lado desafio todo mal,
No serviço do meu Rei.

4- No serviço do meu Rei eu sou feliz,
Venturoso e decidido;
Quanto tenho no serviço gastarei,
No serviço do meu Rei.

CORO
No serviço do meu Rei
Minha vida empregarei;
Gozo, paz, felicidade,
Tem quem serve a meu bom Rei.

Antonio Carlos




Nenhum comentário: