quarta-feira, fevereiro 17, 2010

CARÁTER

Texto Básico: Fp 2.19-23
Texto Áureo: Jo 1.4
Texto Devocional: 2Cr 20.7 / At 13.22

INTRODUÇÃO:

Nesta lição, vamos refletir um pouco sobre o que somos e o que devemos ser, do ponto de vista do nosso feitio moral e espiritual, diante da sociedade, da igreja, da obra do Senhor em geral. O apóstolo Paulo, por exemplo, não descuidava deste assunto na orientação que dava aos crentes espalhados por diferentes regiões do mundo de sua época. Vemos isto na carta aos filipenses. Confiança entre pastor e ovelhas, um exemplo para nós (Fp 2.12).
Os filipenses iriam receber dois mensageiros pra trazer-lhes conforto: Timóteo e Epafrodito. Eram servos fiéis, dedicados, modelos de vida reta diante de todos (Fp 2.19-23,25). Timóteo tinha um caráter provado em numerosas oportunidades; Epafrodito possuía uma conduta exemplar, ao longo de uma existência abençoada. Eles são a prova de que, mesmo em condições adversas, podemos ser mais que vencedores em Cristo Jesus!
O homem pode ter bom ou mau caráter. Nesta lição, iremos ver qual deve ser o caráter do servo do Senhor. Entremos no assunto e vejamos o interessante tema.

I- JESUS, O GRANDE EXEMPLO
1- Ele disse o que experimentou
. “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16.33). Isaías falou profeticamente de Jesus como o Justo (Is 53.11).
Os séculos se passaram. Jesus veio a este mundo, passou pelas nossas vicissitudes e, segundo o testemunho do autor da carta aos Hebreus, amou a justiça e odiou a iniquidade (Hb 1.9). Paulo foi salvo de forma dramática por Jesus (At 9.4,5). Teve uma rica experiência de lutas e vitórias e falou com convicção aos tessalonicenses sobre um traço marcante do caráter de Jesus – a fidelidade (1 Ts 5.23,24). Uma das parcelas mais importantes da personalidade de uma pessoa é o seu compromisso com a verdade. Na encarnação de Jesus, o Verbo de Deus, Ele veio para manifestar a verdade de Deus. Sujeito a tentações, como nós, Ele venceu também nesta área de sua vocação. Observem este testemunho lindo do apóstolo João: “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo, e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1 Jo 5.20)
2- “Eu vos dei o exemplo”
– disse Jesus. Esta declaração do Senhor acha-se em Jo 13.15. Com que objetivo? Ele espera que seu procedimento entre nós, irrepreensível, seja imitado por seus seguidores. Que avaliação você seria capaz de fazer do seu próprio desempenho, meu irmão, minha irmã? Em 1 Co 10, Paulo faz uma série de exortações de grande utilidade dentro do tema da nossa lição: o caráter. Desvios nesta área correm por conta do sentimento de cobiça que move as ações de muita gente, infelizmente, inclusive nas coisas da igreja. Paulo disse que Israel preferiu a comida do Egito ao maná oferecido por Deus, devido à cobiça: “Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram” (1Co 10.6). Bem faríamos se atentássemos para os numerosos exemplos bíblicos que foram registrados como sinais de alerta para o nosso viver como cristãos.
3- Aprendendo com os crentes do NT. Eventos da história do povo de Deus estão narrados na Bíblia com um objetivo pedagógico. “Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos, e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado” (1 Co 10.11). No versículo seguinte, a advertência: “Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia” (v 12). Olhemos em volta de nós. Derrotas espirituais, vidas se destroçando, algumas até de modo surpreendente. Falta de vigilância.
II- O QUE A BÍBLIA DIZ
1- Condutas elogiadas nas Escrituras. Há advertências bíblicas para evitarmos as derrotas. E temos os exemplos de Jesus e de seus servos abençoados, para nossa edificação. Deus declarou a respeito de Jó: “Observaste a meu servo Jó porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal” (Jó 1.8). O elogio recebido por Abraão, ao ser chamado amigo de Deus. Foi assim chamado na narrativa da vitória de Josafá sobre Moabe e Amom (2Cr 20.7). De igual forma, Deus disse, através do profeta Isaías, que Abraão foi seu amigo (Is 41.8). Este traço do caráter do velho patriarca, amigo de Deus, foi tão marcante, que chegou a ser lembrado nas páginas do NT. Tiago, que escreveu muito sobre caráter, também disse que Abraão foi chamado amigo de Deus (Tg 2.22,23). Davi foi chamado homem segundo o coração de Deus (At 13.22).
2- Deus personaliza seu amor. Que coisa maravilhosa é Deus, Criador Onipotente, Transcendente, o qual trata conosco de forma individual. Basta que nos recomendemos diante d’Ele pelo nosso caráter. Na visão de Daniel, às margens do rio Tigre, Deus lhe fez saber que era um homem muito amado (Dn 10.11). Lembremo-nos que Daniel aplicava o seu coração na compreensão das coisas do Senhor, com humildade. Aí estava a força do seu caráter. A galeria dos bons exemplos é grande. O que Jesus disse sobre Natanael? Ele disse: “Eis um israelita em quem não há dolo” (Jo 1.47b). Esforcemo-nos para que os nossos nomes sejam dignos de pertencer a essa galeria.
APLICAÇÕES
1- O Espírito Santo nos capacita para que sejamos homens e mulheres de fibra e de caráter santo no trabalho do Senhor.
2- Nós cremos em Deus. E fazemos bem. Mas precisamos viver de tal modo que Deus possa crer em nós, assim como Ele creu em Abraão, em Davi, em Daniel e outros.
3- Jesus provou que podemos ter uma vida vitoriosa. E Ele mesmo venceu por nós.
4- Deus vê os nossos atos e pensamentos e nos conhece no íntimo. Sejamos íntegros diante d’Ele.
5- Devemos exercer a vigilância agora e sempre, para alcançarmos a vitória final.
Pr Paulo de Sousa Oliveira.

Nenhum comentário: