segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Humildade!

Texto Básico: Mt 5.1-12
Texto Áureo: 1 Pe 5.5b
Texto Devocional: Fp 2.1-11

INTRODUÇÃO:
Agostinho disse: “Se me perguntassem qual é a primeira coisa na religião, responderia: A primeira, a segunda e a terceira coisa – sim, tudo – é a humildade!”.
Quão diferente é o pensamento que ocupa a mente de muitas pessoas hoje. Dizem: “Renuncia a Deus e exalta-te a ti mesmo. Nada de humildade piegas. És senhor de teu destino e capitão de tua alma.”
O pecado teve a sua origem quando o homem transferiu o centro de suas afeições de Deus para si mesmo – Egocentrismo. Felizmente, o homem pode voltar atrás, destituir-se do egocentrismo e colocar Deus no centro de sua vida – Teocentrismo. Seus pensamentos e ações passam a gravitar em torno de Deus e não do “eu”. Ele descobre a real razão de sua vida, que é: “servir a Deus e exaltá-lo.”
Jesus nos capacita a viver uma vida de humildade.
I- A HUMILDADE
Humildade é “ausência completa de orgulho.”
1- A pessoa orgulhosa. O orgulhoso é cheio de si mesmo. Os predicados de sua personalidade são: altivez, soberba, amor próprio, autopromoção, etc. Jesus falou de um fariseu que é o tipo exato de uma pessoa orgulhosa. E ele era um homem religioso, pois subiu ao templo para orar. Mas sua oração era cheia de orgulho: “O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: “Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho” (Lc 18.11,12). Este homem perdeu sua bênção. “Porque todo o que se exalta, será humilhado” (v 14).
2- A pessoa humilde.
O humilde é destituído completamente de orgulho. É modesto, não se ufana das coisas que faz, não se gloria de si mesmo. Reconhece a sua insuficiência. Na mesma ocasião, disse Jesus, um publicano subiu ao templo para orar: “O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa... porque... o que se humilha, será exaltado” Lc 18.13,14).
3- A falsa humildade.
Tem que haver sinceridade. Quando a pessoa é reconhecidamente notável e tenta diminuir sua notabilidade, ela estará tentando transmitir uma falsa humildade. Neste caso, é preferível assumir a notabilidade, seguindo o exemplo de João Batista: “Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: Quem és tu? Ele confessou e não negou: Confessou: Eu não sou o Cristo. Então lhe perguntaram: quem é, pois: És tu Elias? Ele disse: Não. Disseram-lhe, pois: Declara-nos quem és, para que demos resposta àqueles que nos enviaram: que dizes a respeito de ti mesmo? Então ele respondeu: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías” (Jo 1.19-23).
II- A NOSSA HUMILDADE
1- Não há lugar para a vanglória
. A humildade que deve existir em nós não admite lugar para a ufania.
a) Porque somos servos de Deus. Não temos glória própria. Paulo disse: “Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e, sim, aquele a quem o Senhor louva” (2Co 10.17,18).
b) Porque de Deus vêm todas as coisas boas.
“Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Fp 2.13). O servo de Deus não tem de que se ufanar pelo que é ou pelo que faz.
2- Mansidão. “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” (Mt 5.5). A mansidão expressa a qualidade de uma pessoa humilde. Quais são essas qualidades?
a) Pacificidade. Ele promove a paz. Jesus disse: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5.9).
b) Submissão.
Acata ordens superiores. “Sujeitai-vos, pois a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores e para louvor dos que fazem o bem” (1Pe 2.13,14). Leia também 1Pe 5.5,6.
c) Resignação. Paciente no sofrimento. Não se desespera. Jó é o nosso exemplo maior de resignação. Diante do terrível sofrimento, “sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus, e morre. Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus, e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios” (Jó 2.9,10).
d) Simplicidade.
Vejamos algumas qualidades de uma pessoa simples:
(1) Natureza pura: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt 5.8).
(2) Disposição fácil e acessível:
“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mt 5.3).
(3) Moderação no falar:
“A palavra branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Pv 15.1). Paulo disse a Timóteo: “Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e, sim, deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente” (2Tm 2.24).
CONCLUSÃO
Muitos cristãos estão sendo desafiados a viver uma vida cristã vitoriosa. No bojo dessa “vida vitoriosa”, raramente se abre espaço para a humildade, com um estilo bíblico de vida cristã. Por isso, alguns levantam a cabeça e pisam os outros.
Porque não aprenderam as lições da humildade. “A humildade precede a honra”, diz Provérbios 15.33b. “Deus resiste aos soberbos, contudo aos humildes concede a sua graça” (1Pe 5.5b).
O maior símbolo de humildade é o próprio Senhor Jesus, que, “Subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes de si mesmo se esvaziou, assumindo a forma humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu um nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Fp 2.6-8).
Pr Almir Moreira

Nenhum comentário: