sexta-feira, maio 22, 2009

CONSTRUINDO CASTELOS DE AREIA

“Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.” (Tiago 4.13-16 Revista e Atualizada)

“Eia, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas, agora, vos gloriais em vossas presunções; toda glória tal como esta é maligna.” (Tiago 4.13-16 Revista e Corrigida)


Porque que é a vossa vida? É um vapor...
Com a evolução da ciência e da tecnologia o homem conseguiu melhores condições de vida, maiores facilidades de locomoção, conforto e expectativa de vida mais longa.
O homem nunca teve tantas possibilidades de obter informações rápidas como hoje.
Com a globalização temos noticias e imagens simultâneas do que ocorre em várias regiões do mundo.
As informações se espalham como fogo na floresta, chegam tão cheias de emocionalismo, tão cheias de vida e ao mesmo tempo, apesar de toda essa tecnologia o coração do homem nunca se sentiu tão só, abandonado, frio, estático, tão sem vida.
Coisa estranha é esta relação entre o todo e o unitário. No mundo globalizado parece que todos somos um, mas quando olhamos para dentro de nós mesmos encontramos um vazio enorme.
O coração do homem moderno é como uma caverna escura e fria. Temos medo até de pensar o que pode estar armazenado nesse órgão vital para a vida humana.
“Enganoso é o coração do homem, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto (é perverso (Revista e Corrigida) ) : quem o conhecerá?” (Jeremias 17.9)
“Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar. Sucedeu que, partindo eles do Oriente, deram com uma planície na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa. Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra.
Então, desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre, que os filhos dos homens edificavam; e o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer. Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro. Destarte, o SENHOR os dispersou dali pela superfície da terra; e cessaram de edificar a cidade. Chamou-se-lhe, por isso, o nome de Babel, porque ali confundiu o SENHOR a linguagem de toda a terra e dali o SENHOR os dispersou por toda a superfície dela.” (Gênesis 11.1-9)

Deus criou o homem à sua imagem e semelhança deu-lhe domínio sobre tudo o que havia no paraíso, exceto sobre a árvore do conhecimento.
Depois de ser enganado por Satanás, desejam obter o conhecimento pleno como este lhe havia prometido que conseguiriam caso comessem do fruto da árvore do conhecimento, queriam em última análise, serem iguais a Deus.
A morte física se instalou na vida do homem, que passou a ser de um curto período de tempo, mas apesar dessa rebeldia Deus continuou acreditando na restauração do caráter do homem.
Apesar disso as gerações que se seguiram continuaram pecando. Por isso Deus resolveu que destruiria o gênero humano.
Decidiu enviar chuva para inundar todo o planeta, mas “encontrou” nele um homem com o coração disposto a segui-lo, Noé. Avisa-lhe sobre os seus planos e Noé comunica isso aos habitantes do lugar, informando tudo o que haveria de acontecer caso não se arrependessem de seus pecados e renunciassem às suas vidas de imundícies, que para que essa tragédia não ocorresse deveriam viver de forma reta diante de Deus.
Apesar de todos os avisos que esse temente homem de Deus deu aos seus concidadãos, sua pregação foi em vão, ninguém lhe deu crédito. Duvidaram de tudo quanto ele vos anunciou.
Deus fez chover por 40 dias e 40 noites. O gênero humano e os seres viventes são exterminados, exceto Noé, seus familiares e um casal de cada animal.
Após o dilúvio Noé edificou um altar ao Senhor e Ele se alegrou com isso porque encontrou finalmente um coração disposto a amá-Lo.
Essa família se espalhou pela terra. Já não há mais controle sobre a situação.
Novamente acabam se corrompendo. Já não buscam mais a Deus, mas querem edificar uma torre bem grande, mostrando assim que o homem poderia de se aproximar de Deus por seus próprios meios, o que eles não sabiam é que o homem não detém esse poder, pois tudo depende da graça de Deus.
Quando acreditavam que estavam no topo, no auge, Deus acabou com a brincadeira: dividiu línguas entre eles, e ninguém mais se entendia.

Porque que é a vossa vida? É um vapor...
"Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós? Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus." (Lucas 12.13-21)
“Assim é aquele que entesoura para si mesmo e não é rico diante de Deus” (Lucas 13.21)
Irmãos, termos buscado de tantas maneiras melhorar nossa condição de vida que nos esquecemos de buscar o que realmente nos interessa: o reino de Deus e Sua justiça.
Queremos e lutamos para termos uma casa melhor... um carro mais confortável... uma mesa farta de alimentos...uma situação financeira estável, mas temos esquecido de buscar a presença de Deus, temos esquecido ou negligenciado ao deixarmos de fazer a Sua vontade.
Estamos preocupados com tantas coisas e nos esquecemos que a nossa vida é como um vapor que num momento existe e noutro não.
Como o rico insensato da Palavra, hoje ainda poderão pedir a nossa alma e o que temos guardado, para quem o temos guardado?
O mundo tem se tornado cada vez mais desumano. O ser humano cada vez mais egoísta, mais materialista. Estamos esquecendo da advertência de Pedro, mencionada em 2Pedro 3.10:
“Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.”
Pensemos em que terreno temos construído nossas casas espirituais, que são nossas próprias vidas, pois como nos adverte a palavra: somos templos do Espírito Santo de Deus.
Se entendermos que estamos construindo nossas casas em terrenos arenosos e sem sustentação, procuremos construir alicerces firmes na Rocha que é Jesus, a fim de não sermos surpreendidos quando da Sua vinda.

“Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa” (Lucas 6.47-49)
“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia;e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” (Mateus 7.24-27)
Que aprendamos a firmar nossas expectativas e construirmos nossa fé firmados na Palavra de Deus e na pessoa do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Nenhum comentário: