quinta-feira, maio 14, 2009

QUEM ERA JESUS?

1 Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade.
2 Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico,
3 procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura.
4 Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar.
5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa.
6 Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria.
7 Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador.
8 Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.
9 Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão.
10 Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido.(Lc 19.1-10)

Nesta época os judeus estavam debaixo do domínio dos romanos, que ao invés de escravizar os povos conquistados nas guerras, cobravam impostos desses povos.
Dessa forma o Estado romano enriqueceu e se tornou o maior império de sua época.

Em todas as cidades conquistadas instituíam governadores e principalmente cobradores de impostos. Esses cobradores eram chamados de Publicanos.

E como funcionava a cobrança desses impostos?
Por exemplo: Roma mandava cobrar de certa pessoa a quantia de R$ 10,00, o cobrador de impostos ou o publicano devia cobrar este valor e enviá-lo a Roma, o que conseguisse cobrar a mais ficava com ele como forma de pagamento pelos seus serviços. Então, ao invés de cobrar R$ 10,00, o publicano cobrava R$ 15,00, R$ 20,00 e aí por diante. É por essa razão que os publicanos eram considerados ladrões e traidores do povo, porque sendo judeus roubavam de seus próprios irmãos.

Jericó ficava a 24 km de Jerusalém e era o centro de cobrança de impostos de Roma. Era uma cidade próspera, por que para se chegar a Jerusalém era necessário passar por ela.

Nesta cidade morava um judeu chamado Zaqueu, homem de baixa estatura, chefão dos cobradores de impostos; rico e próspero às custas de seus irmãos.
Por ironia o significado de seu nome é Puro, Justo, mas os judeus o odiavam por isso.
Jesus está chegando a Jericó, acabara de curar um cego que estava mendigando à porta da cidade. Está a poucas semanas de ser crucificado. A sua fama já havia percorrido toda a região e todos queriam estar junto dele.

O texto diz que Jesus ia entrando na cidade e uma grande multidão o seguia.
Zaqueu percebeu a movimentação e procurou ver quem era aquele Jesus que todos falavam, pois não o conhecia pessoalmente.
Zaqueu não conhecia Jesus, mas Jesus foi ao seu encontro. De um lado o Salvador, de outro o pecador. De um lado o Amor, do outro o arrependimento.

1- PROCURAVA VER QUEM ERA JESUS

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;não de obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2.8,9)
“Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que está no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão (porque Abraão é pai de todos nós, como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí.), perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.” (Romanos 4.16,17)

Quem poderá dizer o que havia no coração daquele homem naquele momento?
Ele não subiria em uma figueira simplesmente por curiosidade, aquele homem provavelmente trazia dentro de si conflitos muito grandes. É aquela vontade de mudar de vida, de dizer chega disto... de dizer quero recomeçar, mas como recomeçar?
Aquele homem trazia dentro de si a certeza de que aquele encontro com Jesus transformaria para sempre a sua vida.
Fico imaginando a multidão seguindo a Jesus e Zaqueu correndo na frente da multidão para subir àquela árvore. Talvez, naquele momento, um filme de sua vida estivesse passando na sua mente. “Todos diziam que aquele homem era profeta, que curava enfermos, distribuía amor por onde quer que passasse.”


TODOS naquele lugar olhavam para ele com ódio, apesar da riqueza material que possuía.
Aquele homem desejava encontrar a paz que tanto procurava, e tinha a certeza de que Jesus conseguiria preencher aquele vazio que havia no seu ser. Vazio que todo o dinheiro do mundo não poderia cobrir, pois era passageiro, e ele tinha a compreensão exata disso, pois apesar de todo o dinheiro que possuía não conseguia se relacionar com respeito com as pessoas que moravam no local.

Quantos de nós temos procurado a paz longe de Jesus?
Quantos de nós entendem que podemos encontrar paz verdadeira nas inúmeras doutrinas que têm aparecido em nossos dias?
Muitos entendem que simplesmente ajudando ao nosso próximo estaremos fazendo a vontade de Deus e com isso podemos encontrar a paz tão necessária para a existência humana.
A GRANDE MAIORIA das pessoas que passam por conflitos interiores buscar nas filosofias humanas a paz alternativa para preencherem aquele vazio deixado pela ausência do verdadeiro Deus.
Outros, nada religiosos, busca nos prazeres mundanos e passageiros satisfazer essa necessidade básica de todo ser humano que é a de viver em harmonia com todos que o cercam, mas o que acabam fazendo é se afundando mais e mais, por que depois das noitadas, quando chegam a seus lares, o vazio volta e a cada dia que passa se sentem mais e mais frustrados.

Existe hoje em dia uma busca desenfreada pela paz que somente Jesus pode proporcionar.
A PALAVRA DE DEUS NOS DIZ QUE ELE É O PRINCIPE DA PAZ.
E nessa busca, a grande maioria acaba se decepcionando, pois ao invés de ouvirem mensagens que edifiquem a sua alma e os façam enfrentar as dificuldades próprias de todos os seres humanos, acabam ouvindo mensagens materialistas que procuram demonstrar as vantagens financeiras que têm todos aqueles que buscam e se entregam a Jesus.
O resultado dessa busca é a decepção, a angustia e o abatimento.

2- JESUS PROCURA E ESPERA POR VOCÊ
Jesus nos chama pelo nome quer ter intimidade conosco. Quer que O conheçamos como Ele realmente é.
Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.”(Jó 42.5)
Quando Zaqueu soube que Jesus estava passando por aquela cidade ele imediatamente procurou se aproximar de Jesus, para conhecê-lo, para ter intimidade com ele.

Muitos de nós nos sentimos os maiores pecadores do mundo e entendemos que não temos o direito de ter uma convivência com Jesus. (Isaías 6.5,8)O grande evangelista Dwight L.Moody disse certa vez que o diabo usa duas estratégias para nos afastar da Salvação e do convívio com Deus: ele ( o diabo) nos faz pensar que somos bons demais para precisarmos da Salvação ou que somos maus demais para que Deus no-la conceda.

Jesus não tem esta preocupação, pois ele mesmo declarou: Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei.
3- O ENCONTRO COM JESUS PROPORCIONA:

A- ALEGRIA


Quando temos um encontro efetivo com o Senhor Jesus as coisas à nossa volta tomam nova forma, criam um novo sentido.
A alegria que esse encontro nos proporciona é muito diferente da alegria proposta e disseminada no mundo, onde depois de algum tempo ela se dissipa como fumaça. A alegria que o encontro com Jesus nos produz está relacionada à vida eterna. Temos a certeza de que por mais que soframos nesse mundo temos a certeza de que ficaremos com Ele por toda a eternidade e lá não haverá choro nem sofrimento, mas gozo e alegria porque estaremos vivendo ao lado do nosso Senhor.

B- MUDANÇA INTERIOR EFETIVA
“Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.”(Lc 19.8)


É impossível continuarmos os mesmos depois de termos esse encontro com Jesus.
Não somente nossos pensamentos, mas principalmente nossos atos mostraram a mudança que Ele operou em nosso ser.
Muitos pensam que os sinais evidentes dessa mudança e o fato de não nos alegrarmos mais com bebidas alcoólicas e coisas do gênero, mas a mudança é interior.
Nosso desejo é o de alegrar o nosso Salvador e não medimos esforços para que isso se efetive em nossa vida.
Passamos a ter uma comunhão maior com Ele e com o Espírito Santo de Deus e isso nos leva a termos mais amor pelos nossos semelhantes e o com isso desejamos que eles também façam parte dessa nova família que nos abraçou com tanto amor. A família do nosso Deus.

“E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus.Ora, todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que exterminava em Jerusalém os que invocavam o nome de Jesus e para aqui veio precisamente com o fim de os levar amarrados aos principais sacerdotes?” (Atos 9.20,21)
Esse texto de Atos nos mostra que logo após o encontro de Paulo com Jesus ele começou a pregar, sem se preocupar se iria agradar ou não aos seus ouvintes.
Muitos se levantaram dizendo que não seria possível que aquele homem que tanto perseguira os membros dessa nova doutrina que despontava para o mundo agora fazia parte do mesmo e não somente fazia parte como pregava com mais ousadia que os que a iniciaram.
Muitos dizem que quando um pecador sinceramente se converte ao Senhor Jesus, deveríamos colocá-lo em um quarto fechado por pelo menos um mês, pois depois de sua conversão ele sai falando dessa descoberta a todos quantos o vêem.

C- COMPROMISSO
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” (Marcos 16.15,16)
“mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. “(Atos 1.8)
Esses são os compromissos imediatos que temos quando encontramos e nos entregamos a Jesus.
Nosso compromisso não é financeiro, mas espiritual: Pregarmos a Palavra, testemunhando o Seu poder e a transformação que operou em nossas próprias vidas.

D- LUTAS
“Todos os que viram isto murmuravam, dizendo que ele se hospedara com homem pecador.”( Lc 19.7)
“ Como alguém como ele pode se converter?”
Pode ser que essa pergunta você ouça com muita freqüência, até que as pessoas vejam que realmente você mudou.
Mas com o tempo esse tipo de comentário vai ficando sem sentido, porque, se você realmente se converteu, todos verão a mudança e os que antes tinham desejo de se esquivar de você, passarão a ter alegria por estarem na sua presença e serem alimentados pela sabedoria que Deus te dará através da Sua Palavra, A Bíblia Sagrada.

“Como alguém tão pecador pode ter certeza da Salvação?”
“Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” (Marcos 16.16)

Temos a certeza de que se nos entregarmos a Jesus e O reconhecermos como nosso único e suficiente Salvador estaremos salvos e iremos morar com ele nos céus, porque não foi nenhum homem quem nos afirmou isso, mas o próprio Senhor Jesus Cristo, não somente nesse texto de Marcos, mas ao longo de toda a Escritura divina, pois a Palavra de Deus, a Bíblia é toda ela inspirada por esse Deus amoroso que quer ter um relacionamento intimo conosco, por essa razão deu o que tinha de melhor para nos possibilitar esse reencontro, deu o seu próprio Filho para morrer pelos nossos pecados, pois foi o pecado que fez separação entre nós e Ele.
Mas Glória a Deus que nos deu Jesus Cristo para morrer por nós.
A Palavra de Deus nos diz que onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus, por essa razão quando questionarem como um pecador contumaz pode ter certeza da Salvação,diga que você agora é filho de Deus e o próprio Espírito de Deus testifica isso
Romanos 8:16: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

Você quer saber quem era Jesus?
A Palavra de Deus nos diz em Hebreus 13:8 que “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.”
O mesmo Jesus que encontrou com Zaqueu naquela tarde quer ter um encontro pessoal com você nesse momento e se você também desejar esse encontro, não há nada nem ninguém que possa impedir essa aproximação.
Entregue o seu coração a Jesus e deixe que ele cuide de você e dirija seus passos
.
Faça essa oração comigo e creia que Ele cuidará de você e dos seus.
Senhor Jesus, eu creio de todo o meu coração, que és o Filho de Deus, que veio a esse mundo e foi morto na Cruz do Calvário para resgatar os meus pecados. Eu reconheço que sou pecador e peço perdão a Ti pelos meus pecados. Senhor Jesus eu o reconheço como meu Salvador pessoal e quero morar nos céus com o Senhor. Toma conta de mim, dirige os meus passos e me batiza com o Espírito Santo para que eu possa testemunhar desse teu amor por Amim. Eu te agradeço por me receber e me dar o direito de ser chamado filho de Deus. Amém

Se você fez essa oração eu o convido a procurar uma Igreja Evangélica e começar a conhecer o que Deus tem para você. Estude sempre a Palavra de Deus, a Bíblia. Nela você encontrará tudo o que você necessita para ter uma vida vitoriosa com Cristo.

Que Deus o abençoe ricamente.

Nenhum comentário: