segunda-feira, maio 18, 2009

PASSANDO POR UMA GRANDE LUTA?

“A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.
Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.
Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram.” (Mateus 4.1-11)

O CAMINHO MAIS FÁCIL OU OBEDECER A DEUS?

A nossa caminhada cristã é cercada de várias coisas: bênçãos, perdas, lutas, vitórias, dificuldades, oração, jejum, etc...
Com certeza a vida cristã não é algo monótono, mas por estarmos no mundo e sabendo que nosso reino, nossa pátria, não é daqui e também por existir um trabalhar de Deus em nossas vidas através de todas as situações que passamos.
A intenção do Senhor é fazer de nós crentes maduros. Seu desejo é que tenhamos intimidade com Ele.

“A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.

Jesus passara por uma prova dura. Estava há 40 dias em jejum no deserto. Ali no havia o refrigério de uma floresta à beira de um lago repleto de peixes e o som mavioso das aves que desfilavam nos ares louvando e bendizendo ao seu criador com seus cânticos.
A atmosfera era de consagração e luta.
De um lado o Salvador do mundo se preparava para iniciar seu ministério terreno, de outro, o inimigo tentando fazer com que desistisse de seu intento.
No final do período de consagração de Jesus, aparece o tentador e qual foi o seu primeiro procedimento em relação à situação?
Vem diante de Jesus e lhe diz “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”.

Ora, o diabo mostra sempre o caminho mais fácil, maquiado de um bom caminho!!!

Quantas vezes somos tentados a escolher um caminho mais fácil quando estamos em apuros, passando por uma prova ou nos sentindo em aperto? Surgem aquelas opções: mentira, utilizar meios errados, requerer certos direitos...
“...pedras se transformem em pães” Afinal Jesus Cristo tinha poder para isso. Estava com fome, já tinha passado por uma dura prova.
Quantos diriam? Por que não, né?? Até que é uma boa idéias? Já foram 40 dias mesmo...
Idéias e caminhos do diabo, maquiado de bom caminho.
A Palavra de Deus nos adverte que há caminhos que ao homem parecem retos, mas no fim são caminhos de morte (Provérbio 16.25). São caminhos do homem e não caminhos de Deus e a Palavra ainda nos ensina que o diabo “... não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens” (Marcos 8.33).

QUER PROVA MAIS DIFÍCIL???

Quando você está passando por uma luta em que não há meios de mudar a situação, as coisas são mais tranqüilas porque você se vê obrigado a depender única e exclusivamente de Deus. Você entrega para Deus e depende somente Dele. Não tem o que fazer. É esperar o escape de Deus.
Mas como é duro passar por lutas nas quais você precisa descansar nas mãos de Deus, apesar de você ter forças para poder mudar a situação em proveito próprio. ISSO REQUER PURA OBEDIÊNCIA E SUBMISSÃO A DEUS!
Nessa hora a única coisa que nos sustenta é a Palavra de Deus: “Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.”

Vejamos o caso do patriarca Abraão.
Gênesis 15.1-5 diz:
“Depois destes acontecimentos, veio a palavra do SENHOR a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande. Respondeu Abrão: SENHOR Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro. A isto respondeu logo o SENHOR, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.”

Deus lhe promete um filho e se não bastasse disse que sua descendência seria como as estrelas dos céus, tão imensa que nem se poderia contar.
Passaram-se os anos e nada da promessa de Deus se cumprir na vida daquele homem.
Diante dessa demora, sua esposa Sara decide dar uma apressada na situação, para que a promessa se cumprisse: resolveram dar uma ajudazinha para Deus, procurando o caminho mais fácil (Gn 16.1-4a).
“Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos; tendo, porém, uma serva egípcia, por nome Agar, disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai. Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de ter ele habitado por dez anos na terra de Canaã. Ele a possuiu, e ela concebeu.”
A situação parecia perfeita. Afinal Abraão teria filhos e poderia deixar sua herança e ainda ver cumpridas as promessas de Deus para sua vida.
Mas sempre que resolvemos dar uma ajudazinha para Deus, acabamos nos machucando e colocando os pés pelas mãos.
Vejamos o que aconteceu depois desse ato impensado de Sara (Gn 16 4b-5)
“...Vendo ela que havia concebido, foi sua senhora por ela desprezada.
Disse Sarai a Abrão: Seja sobre ti a afronta que se me faz a mim. Eu te dei a minha serva para a possuíres; ela, porém, vendo que concebeu, desprezou-me. Julgue o SENHOR entre mim e ti.”
Sara com essa atitude precipitada trouxe discórdia a sua família e o pior ainda culpou a Abraão por tudo.

"Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.”(Hebreus 12.4)
Talvez você esteja passando por um problema muito grave e as suas forças estão se esvaindo. Talvez seu desespero tenha chegado a um ponto em que você não vê outra alternativa a não ser gritar ao mundo que você simplesmente NÃO AGUENTA MAIS!!! Mas tenha a certeza de que Deus está olhando para o seu problema e já tem a solução para ele.
Muitas pessoas quando se entregam nas mãos de Deus acreditam que seus problemas simplesmente acabaram. Realmente acabaram. Mas quais problemas acabaram? Os problemas financeiros? Os problemas de relacionamentos pessoais? Infelizmente esses problemas fazem parte do mundo em que vivemos e o Senhor Jesus nos consolou dizendo que Deus nos livrasse do maligno (João 17.15) apesar de ainda estarmos vivendo no mundo e que Ele cuidaria de nós em todas as situações (Mateus 28.20)

Conheço as tuas obras — eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar — que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.” (Apocalipse 3.8)

Corremos o grande perigo de nos sentirmos fortes o suficientes para mudarmos a situação por nós mesmos e nos esquecermos de descansar em Deus.
Não é a nossa força que vai fazer com que sejamos fortalecidos na luta, mas o guardarmos a Palavra de Deus no coração e não negarmos o nome de Jesus.
Irmãos, não façamos como o profeta Jonas que chegou a pagar sua passagem para fugir da vontade de Deus que era a de que ele levasse a palavra de salvação para os habitantes de Ninive.
Ao nos depararmos com essas experiências negativas da Palavra de Deus e olharmos para a possibilidade que temos hoje por conhecermos a Palavra de Deus na sua totalidade, pois não haverá mais nenhuma revelação divina para os homens.
Deus se revelou através da Sua Palavra e ao contrário dos profetas da antiguidade temos a certeza de que o Salvador do mundo já veio e não se dobrou diante das tentações propostas pelo diabo, mas permaneceu firme até ser levantado naquele maldito madeiro para que eu e você e todos quantos a Ele nos entregarmos possamos ter acesso à presença de Deus e vida eterna.
Que o Senhor Jesus continue nos abençoando e nos ajudando a passarmos pela luta sem escolhermos o caminho mais fácil proposto por Satanás, mas sim o caminho reto, perfeito e agradável, independente das dificuldades, proposto e apontado pelo Senhor nosso Deus.
Deus abençoe a todos.

Irmão Serginho

Nenhum comentário: