sábado, junho 27, 2009

O que esperar do amanhã?

"Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem. Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. Acaso, não entendem todos os obreiros da iniqüidade, que devoram o meu povo, como quem come pão, que não invocam o SENHOR? Tomar-se-ão de grande pavor, porque Deus está com a linhagem do justo. Meteis a ridículo o conselho dos humildes, mas o SENHOR é o seu refúgio. Tomara de Sião viesse já a salvação de Israel! Quando o SENHOR restaurar a sorte do seu povo, então, exultará Jacó, e Israel se alegrará." (Salmos 14.1-7)
O Rei Davi era um homem segundo o coração de Deus e muitos de nós conhecemos várias situações vividas por ele através de suas narrativas no livro dos Salmos.
Davi teve grandes momentos de alegria e de gozo na presença do Senhor. Momentos nos quais pode perceber a mão de Deus se movendo em seu favor.
Um exemplo desse cuidado divino para com ele aconteceu quanto enfrentou e matou o gigante filisteu Golias com uma única pedrada, ou quando, ao recuperar a arca da aliança, dançou freneticamente diante da mesma e do seu povo, chegando ao ponto de escandalizar sua mulher Mical, filha do antigo rei Saul. Mas Davi também passou por momentos terríveis e angustiantes, como nos dias em que era perseguido por Saul, ou quando teve que fingir-se de louco na cidade de Gate (Salmo 56) para não ser morto, ou ainda, quando ser filho Absalão depois de praticar um levante com alguns homens possuiu todas as suas mulheres no terraço do palácio real, expondo o rei a uma vergonha nacional. E se isso não bastasse, seus soldados acabaram matando esse mesmo Absalão.
Por essa razão os Salmos falam muito ao coração de todos nós, porque Davi escrevia aquilo que estava passando. Eram experiências próprias. Este Salmo é um misto de desespero e de medo, mas também de esperança de dias melhores.
Davi já havia passado por tantas dificuldades, por tantas traições e perseguições que não via a hora em que Deus estabelecesse para sempre seu reino nesse mundo.
Davi começa confrontando o pensamento e a forma de viver daqueles que não temem a Deus e a reação de seu povo diante dEle.
Chegamos a um nível em nossos dias, em que a maioria das pessoas chega mesmo a duvidar da existência de Deus.
As desigualdades sociais são muito grandes
. E o que não dizer dos sofrimentos impostos por aqueles que possuem maiores recursos financeiros aos que possuem pouco ou nenhum recurso?
Existem pessoas que se dizem ateus convictos, que negam totalmente a existência de Deus, confiando somente nas suas capacidades humanas e intelectuais. São pessoas que se consideram superiores e como diante das coisas espirituais se perdem no labirinto de suas convicções, preferem negá-las.
Com razão apóstolo Paulo nos ensina que as coisas espirituais se discernem espiritualmente, por essa razão o homem natural as considera loucura ( I Coríntios 2.14).Por acreditarem somente nas suas potencialidades e por entenderem que a vida do homem está circunscrita à vida terrena, praticam toda sorte de abominações contra o seu próximo. O que acontece ao seu redor não tem nenhuma importância. Para eles o que realmente importa é a sua própria vida. Seu provérbio preferido é: Cada um por si e que vença o melhor.
Esse é o tipo de raciocínio e sentimento que move o homem natural e não precisamos ir muito longe para verificar que isso é verdadeiro. Basta andarmos pelas ruas de nosso bairro. Vizinhos que nem se olham no rosto, quando muito dão um “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite”. Alguns até perguntam se vai “tudo bem”, mas estão tão apressados que nem esperam para saber a resposta. Essa situação não é muito diferente em alguns lares, onde a demonstração de amor e entrega transformou-se em indiferença e disputa. Ninguém se entende. Não há diálogo. Quando não se tratam com gritarias, muitas vezes nem conversam.
No trabalho nem precisamos comentar. A maioria quer o lugar do chefe ou do patrão. Todos querem ter uma condição de vida melhor. Muitos dizem: “Foi para isso que estudei? Eu trabalho feito louco e no fim acabo fazendo tudo, e esse idiota (referido-se ao superior) não faz nada e ganha três vezes mais que eu.”
Era também esse o ambiente na época em que Davi escreveu esse Salmo e é o nosso ambiente que vivemos em nossos dias. Lugar de maldades sem limites.
Esse Salmo nos ensina algumas coisas acerca do que podemos esperar do amanhã.
Em primeiro lugar, Ele nos ensina que apesar da maldade do homem, Deus continua a vir ao seu encontro.
Deus tem prazer em abençoar e por essa razão está sempre procurando uma oportunidade para derramar da sua Graça sobre nós.
Deus não criou o homem para viver no pecado, no sofrimento. Não o criou para matar seu semelhante ou para humilhá-lo. Ele o criou para ter uma vida feliz. Criou-o para ter comunhão com Ele, criou-o para o louvor de Sua Glória.
Talvez você esteja passando por algumas dessas situações que mencionamos acima. Se estiver, tenha a certeza de uma coisa: Deus se preocupa com você e veio ao seu encontro hoje, nesse momento aí mesmo onde você está, para demonstrar todo o Seu amor. Por essa razão abra o seu entendimento. Abra o seu coração porque Ele quer te abençoar grandemente.
No livro de Jó 28.28, o Senhor Deus nos ensina que o temor do Senhor é o principio da sabedoria e o apartar-se do mal é o entendimento.Dificilmente conseguimos mudar da noite para o dia, mas precisamos começar a mudar.
Comece a pensar nisto. Comece a mudar os seus pensamentos, o seu modo de falar. Comece a buscar a Deus. Tenha o desejo de mudar, porque dos céus o Senhor está olhando para cada um de nós, procurando quem entenda, procurando se há quem o busque com um coração sincero.
Em segundo lugar, Ele nos ensina que na busca desesperada de Deus acabamos, muitas vezes, nos afastando dEle.Deus é Espírito e importa que seus adoradores o adorem em Espírito e em Verdade (João 4.24) e às vezes, na busca de Deus acabamos trocando os pés pelas mãos. Ao invés de buscarmos a Deus em Espírito e em Verdade, acabamos tentando buscá-lO através de doutrinas que nada têm de comunhão com Ele.
Às vezes, no desejo de buscarmos uma coisa boa, prazerosa, acabamos encontrando coisas ruins que vão nos conduzir, não somente à morte física, mas ao afastamento definitivo da presença de Deus após a nossa morte.
Hoje em dia existe uma imensidão de doutrinas que se dizem cristãs ou que dizem nos conduzir a Deus, mas estão sempre condicionadas aos caprichos humanos.
Desde que o pecado se instalou no coração do homem, este busca aproximar-se de seu criador. No início, acreditava que pudesse consegui-lo através de sacrifícios humanos ou de animais e que, assim procedendo, Deus pudesse se agradar dele. O homem criou inúmeros deuses na esperança de que eles pudessem resolver os seus problemas mais íntimos, mas nessa intenção de aproximação, acabou se distanciando ainda mais de Deus.
Hoje, ainda existem doutrinas que tentam se aproximar de Deus através de sacrifícios de sangue, da meditação, etc. Existe uma enxurrada tão grande de seitas que seria necessário termos bilhões de deuses para que cada um pudesse ter o seu próprio deus, como acontece na Índia e em tantos países.
Na Índia existem milhões de deuses, cada família tem o seu. Eles vêm Deus nos insetos, aves, animais e se olhassem para essas criaturas como tendo sido criadas pelo verdadeiro Deus, estariam certas, mas entendem que são o próprio Deus.
Em terceiro lugar, Ele nos ensina que Deus é a nossa salvação, o nosso socorro.
Davi lança um grito desesperado, esperando o socorro divino no versículo 7, quando diz: “Tomara de Sião viesse já a salvação de Israel! Quando o SENHOR restaurar a sorte do seu povo, então, exultará Jacó, e Israel se alegrará.”
Apesar da maldade humana, Davi esperava que Deus enviasse um redentor para o povo.
Deus conhecia o sofrimento do homem e queria esta aproximação, mas sabia que pelas obras da Lei, dada a Moisés no Monte Sinai, seria impossível que ela ocorresse, porque todos cumpriam somente rituais religiosos, sem coração ou entrega verdadeira. O coração do povo não estava totalmente entregue a Ele para fazer a Sua vontade e ser por Ele abençoado.
Mas Deus tinha um plano de Salvação para o homem e este plano se cumpriria na redenção total desse homem, feito à Sua imagem e à Sua semelhança, na pessoa de Jesus Cristo, o Seu Filho amado.
Em João 3.16 João nos ensina que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou o seu filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Jesus veio a este mundo para salvar a mim e a você. Ele tinha tudo: tinha poder, majestade, Glória, e por amor a mim e a você, Ele abdicou de tudo isso para vir se entregar na cruz para que nós (eu, você e todos quantos crêem nessa Palavra) pudéssemos alcançar a tão sonhada Salvação e reconciliação com o nosso Criador.
Quando Jesus foi crucificado na Cruz, levou sobre si todas as nossas enfermidades morais, os nossos pecados, as nossas impurezas, dando-nos a oportunidade, à partir daquele momento, de sermos chamados filhos de Deus.Aleluia!
Que Deus maravilhoso é esse nosso Deus! Glória e Honra sejam dadas a Ele eternamente!
Essa oportunidade de ser feito filho de Deus é para todos, indistintamente.
Mas para que isso aconteça com a sua vida é necessário que você entregue a sua vida a Ele, pois somente àqueles que o reconhecerem (Jesus) como Senhor e Salvador pessoal é que Deus promoverá essa bênção da reconciliação.

A Palavra de Deus, em João 1:12 diz: Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos Filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.
O que Jesus nos oferece é uma vida cheia de alegria ao Seu lado, quando deixarmos esse mundo através da morte, ou quando formos arrebatados juntamente com toda a igreja quando Ele retornar para levar aqueles que ainda estiverem vivos.
Enquanto estivermos nesse mundo teremos problemas, mas, graças ao amor de Deus, temos um consolador. O Espírito Santo de Deus.

O que é que Jesus exige de nós?
Financeiramente, NADA.
Materialmente, NADA.
O que Jesus exige de nós é uma mudança de vida. Ele quer o nosso coração.

O mundo chora as suas crises. Hoje mesmo estamos diante de uma delas.
Muitos dizem não haver amanhã para o ser humano. Eles estão até certo ponto corretos em suas análises.
Até certo ponto, porque não haverá dias melhores para aqueles que não foram lavados e remidos no sangue do Cordeiro de Deus, Jesus.
Para nós que somos lavados nesse precioso sangue não apenas os dias serão melhores, mas toda a ETERNIDADE.

Em Apocalipse capítulo 22.1-5, vemos o que podemos esperar do amanhã.
"Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos. Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele. Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos."
Você quer fazer parte desse povo que viverá todas essas maravilhas?
Entregue o seu coração a Jesus e deixe que ele cuide do seu amanhã.
Faça essa oração comigo e creia que Ele cuidará de você e dos seus.

Senhor Jesus, eu creio de todo o meu coração, que és o Filho de Deus, que veio a esse mundo e foi morto na Cruz do Calvário para resgatar os meus pecados. Eu reconheço que sou pecador e peço perdão a Ti pelos meus pecados. Senhor Jesus eu O reconheço como meu Salvador pessoal e quero morar nos céus com o Senhor. Toma conta de mim, dirige os meus passos e me batiza com o Espírito Santo para que eu possa testemunhar desse teu amor por mim. Eu te agradeço por me receber e me dar o direito de ser chamado filho de Deus. Amém

Se você fez essa oração eu o convido a procurar uma Igreja Evangélica e começar a conhecer o que Deus tem para você. Estude sempre a Palavra de Deus, a Bíblia. Nela você encontrará tudo o que você necessita para ter uma vida vitoriosa com Cristo.
Que Deus o abençoe ricamente.


Nenhum comentário: