segunda-feira, junho 15, 2009

VIDAS MARCADAS

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdia e o Deus de toda consolação, que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados de Deus.Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também a nossa consolação sobeja por meio de Cristo”. (2Coríntios 1.3-5)
Vivemos dias de incertezas e inseguranças.
A violência toma conta dos noticiários, nos jornais, na TV. Os programas que exploram as angústias e os problemas das pessoas aparecem com freqüência nas rádios e emissoras de televisão em todo o mundo.
Programas sensacionalistas, comandados por aproveitadores de plantão que ganham fortunas incalculáveis das emissoras e dos patrocinadores apresentando os dramas e as dores de tantas pessoas.
E porque é que esse tipo de programa dá altos índices no IBOPE?Por que a cada dia que passa as pessoas estão ficando cada vez mais vulneráveis às armadilhas do inimigo.
A palavra de Deus nos ensina em 2 Timóteo 3.1-4 que nos últimos dias sobreviriam tempos difíceis, pois os homens seriam amantes de si mesmos, gananciosos, avarentos, blasfemadores, arrogantes, implacáveis, caluniadores, cruéis, inimigos do bem, etc.
Tudo que vemos e ouvimos hoje está relacionado à disputa.Desde que nascemos somos condicionados a sermos os melhores. É uma pressão psicológica enorme sobre as pessoas. As pessoas do mundo condicionam os seus filhos a serem os melhores porque estão em busca de poder, os seus filhos têm que ser os mais inteligentes, os mais espertos, os “donos do mundo”. Os crentes, por sua vez, querem que seus filhos sejam os melhores para mostrarem ao mundo que os filhos de Deus são diferentes, que a inteligência é um dom de Deus, que eles devem buscar os melhores lugares porque a Palavra de Deus nos ensina que “todo lugar onde a planta do pé do crente pisar será dele”.
Os crentes de nossos dias entraram nesta paranóia do mundo de acharem que mais que vencedor é ter a conta bancária mais polpuda do banco, é ter o melhor carro (de preferência importado), o melhor emprego e por aí afora. Por essa razão não é de se estranhar que tantas pessoas hoje em dia enchem as clínicas psiquiátricas e os gabinetes pastorais em busca de consolo para suas almas cansadas. São Vidas marcadas em busca de restauração.
Meus irmãos, muitas são as marcas que a vida nos deixa. São feridas que demoram a cicatrizar, e quando cicatrizam muitas vezes deixam marcas profundas, visíveis a olho nu e outras tão profundas que só os sensíveis podem perceber.

Muitas vezes as marcas correspondem ao pecado que cometemos ou de que somos acusadosDavi era um homem segundo o coração de Deus, mas conquanto tivesse esse coração deixou que o pecado se instalasse nele, quando daquele episódio terrível com Bate-Seba. Davi não somente comete adultério, mas também promove o assassinato de Urias, marido de Bate-Seba. Porém aquele acontecimento acabou provocando marcas profundas em Davi. O ódio se instalou no palácio real, filhos praticando atos sexuais reprováveis e matando-se mutuamente; indiferença paterna e ódio filial.
A palavra de Deus nos ensina que os “olhos do Senhor estão em todo lugar”, por essa razão não adianta tentarmos nos esconder dEle ou tentar ocultar o ocorrido, pois a seu tempo tudo virá à tona.

Quantas pessoas hoje em dia carregam a marca de se sentirem rejeitadas?Muito embora façam parte de uma grande família, parece que são estranhas aos demais. As outras pessoas da casa quando se levantam pela manhã apesar de “darem de cara” com ela, parece que não a vêem. É como se fosse se ela não existisse. O marido não a nota, os filhos não a compreendem.
A vida para essas pessoas passa a ser um fardo difícil de ser carregado.
Esse sentimento de indiferença por parte das outras pessoas vai provocando um sentimento de inadequação terrível na pessoa. É como se ela estivesse sobrando naquele lugar. Ela passa a se sentir culpada até mesmo por viver.

Olhamos para o mundo e vemos as pessoas se destruindo com toda espécie de drogas, álcool, prostituição e elas se dizem felizes com isso. Durante as noitadas procuram transmitir alegria, felicidade, mas quando o efeito acaba, vão para suas casas com um buraco enorme no peito; com um vazio, uma angústia tão profunda que com o passar do tempo acaba levando à depressão e esta à morte.

LUCAS 8.26-39 nos conta a história de um homem que era marcado pelos homens, subjugado por demônios, mas amado por Deus.
Esse homem não suportou as pressões sociais que havia sobre ele e acabou marcado pela sociedade como alguém que deveria viver isolado do convívio com as outras pessoas.
Quais eram as marcas desse pobre homem?
As marcas do sofrimento
O versículo 39 diz “torna para tua casa”. Esse homem tinha família, mas talvez a sua vida tenha sido marcada por situações e dramas que nem podemos imaginar. Vivemos dias de guerras e vemos o sofrimento estampado em cada rosto. Olhamos para o homem do campo e percebemos em seus olhos o sofrimento de não ter nenhuma expectativa de melhora.
Quantas vezes somos perseguidos e caluniados sem que os nossos algozes detratores nos conheçam intimamente ou mesmo à distância, fazendo propagar o ódio à nossa volta sem a menor consideração, ou até mesmo sem buscar ter conhecimento de que se aquilo de que somos acusados é verídico ou não.
Acreditamos que temos um emprego sólido. Relacionamos-nos bem com as pessoas, mas de repente alguém faz comentários mentirosos e acabamos acusados injustamente e perdemos aquele emprego. As coisas se complicam, as contas vencem, expira o prazo para o pagamento do aluguel, somos forçados a mudar, mas não temos para onde ir. Essa situação causa dor, angústia, sofrimento, e o sofrimento, muitas vezes, traz separação e a separação nos leva ao isolamento social.
Esse homem se sentiu só. As pessoas já não queriam conviver mais com ele. Vai então morar nas ruas e as privações impostas por essa situação vão fazendo com que seu semblante se torne ainda mais indesejado. As suas roupas começam a se deteriorar, Ele olha para si mesmo e se percebe indigente e, acossado por demônios que o querem destruir, passa a não se cuidar mais. Atos de higiene pessoal são cada vez mais esparsos e sua aparência que já era péssima passa a ser horrível. Ele percebe que o convívio com as outras pessoas tornou-se impossível e resolve ir morar nos sepulcros, nos túmulos de um cemitério: Quem sabe ali poderia encontrar a paz que tanto buscava para sua vida. Ali pelo menos não haveria pessoas para criticá-lo ou até mesmo expulsá-lo de suas presenças.
Naquele lugar de isolamento a morte passaria a representar vida para ele.Quantos sonhos não estariam enterrados ali. Quantas pessoas desesperadas que, como ele, não viram na morte a única saída para terem um pouco de descanso?


Quantas vezes não nos sentimos como este homem:
Marcados pelo sofrimento, pelo abandono, pela indiferença daqueles que nos cercam.

Se você está sentindo-se como esse homem eu quero lhe dizer que tem alguém que se preocupa com a sua situação e quer transformar a sua vida.

JESUS DISSE: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28)

Quem sabe o mundo quer colocar em você as marcas da dor do pecado que tenha cometido, mas Jesus é o Grande “cirurgião plástico”. Ele quer tirar as cicatrizes que o mundo colocou em você.
Olhe para dentro de você neste momento e veja se ainda existe alguma marca, alguma ferida não cicatrizada e deixe Jesus operar.
Hoje é o momento de cura para sua alma cansada e oprimida.
Para Jesus não importam as marcas que o mundo deixou em você, o que ele diz é “Vinde, vinde todos...”
Ele quer te dizer: “torna para tua casa e conta quão grandes coisas te fez Deus” e espera que possamos dizer como Paulo, nos versículo 5: “Porque,como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também a nossa consolação sobeja por meio de Cristo”.
Nunca esqueça que Jesus te ama e quer transformar a sua vida e tudo que Ele transforma é sempre para melhor.
Ele quer fazer de você alguém uma bênção.
Ele quer trazer de volta a alegria perdida e fazer com que você volte a sentir prazer em viver. E o mais importante Ele quer te dar, de graça, a vida eterna.
Se você já entregou a sua vida a Jesus, rendasse diante dEle e volte a caminhar com Ele.
Se você ainda não entregou a sua vida a Jesus, esta é a sua oportunidade de fazê-lo.
Aí mesmo onde você está agora, em frente a seu computador faça essa oração comigo e você verá a transformação se operando em sua vida.

Senhor Jesus, eu creio de todo o meu coração, que és o Filho de Deus, que veio a esse mundo e foi morto na Cruz do Calvário para resgatar os meus pecados. Eu reconheço que sou pecador e peço perdão a Ti pelos meus pecados. Senhor Jesus eu o reconheço como meu Salvador pessoal e quero morar nos céus com o Senhor. Toma conta de mim, dirige os meus passos e me batiza com o Teu Espírito Santo para que eu possa testemunhar desse Teu amor por mim. Eu te agradeço por me receber e me dar o direito de ser chamado filho de Deus. Amém
Se você fez essa oração eu o convido a procurar uma Igreja Evangélica e começar a conhecer o que Deus tem para você. Estude sempre a Palavra de Deus, a Bíblia. Nela você encontrará tudo o que você necessita para ter uma vida vitoriosa com Cristo.
Que Deus o abençoe ricamente.



Nenhum comentário: