quarta-feira, maio 27, 2009

HINOS DO CANTOR CRISTÃO - HISTÓRIA - 398 - SOU FELIZ


HINOS DO CANTOR CRISTÃO


HINO 398- SOU FELIZ

Autor: Horatio Gates Spafford

1- Se paz a mais doce me deres gozar,
Se dor a mais forte sofrer,
Oh, seja o que for, tu me fazes saber
Que feliz com Jesus sempre sou!

Sou feliz com Jesus!
Sou feliz com Jesus, meu Senhor!

2- Embora me assalte o cruel Satanás,
E ataque com vis tentações,
Oh, certo eu estou, apesar de aflições,
Que feliz eu serei com Jesus!
3- Meu triste pecado, por meu Salvador,
Foi pago de um modo cabal;
Valeu-me o Senhor, oh, mercê sem igual!
Sou feliz! Graças dou a Jesus!
4- A Vinda eu anseio do meu Salvador;
Em breve virá me levar
Ao céu, onde vou para sempre morar
Com remidos na luz do Senhor


O texto abaixo foi retirado do vídeo gravado pelo Ministério Cristo em mim em agosto de 2006. http://www.cristoemmim.com.br/
Link para assistir ao vídeo no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=4Vj-OC0xG-8

Este hino foi escrito por Horatio G.Spafford um advogado de Chicago.
Você deve estar pensando que para escrever um hino com o título de “Sou Feliz”, o autor devia ser um homem rico e estava passando por um momento maravilhoso e com tudo dando certo em sua vida,mas esta frase: “...se dor a mais forte sofrer...sou feliz com Jesus”, mostra algo totalmente diferente.
Eis a verdadeira história:
Horatio Gates Spafford (1828-1888) nasceu no dia 20 de outubro de 1828 em Lansingburgh, Rensselaer county, Nova York, EUA.
Horatio, ainda jovem, mudou-se para Chicago onde começou a trabalhar como advogado.
Em 1861, casou-se com uma jovem chamada Anna Tuben Larssen.
Em 1870, Horatio e Anna Spafford já tinham um filho (Chamado Horatio) e 3 filhas (chamadas Annie, Maggie e Bessie), mais tarde teria uma outra filha chamada Tanetta.
Neste mesmo ano, 1870, seu filho de apenas 4 anos, morreu em conseqüência de uma febre muito forte e a família Spafford sofreu seu primeiro impacto.
No dia 9 de outubro de 1871 acontece um dos maiores incêndios da história dos EUA. Este incêndio matou cerca de 250 pessoas e deixando quase 90.000 pessoas desabrigadas. Horatio teve uma grande perda financeira por causa do incêndio que destruiu cerca de um terço da cidade, mesmo assim, ele e sua esposa trabalharam intensamente durante 2 anos ajudando as vítimas a reestruturarem suas vidas.
Horatio era amigo do grande evangelista Dwight L. Moody, que também morava em Chicago em 1873 Horatio e sua esposa decidiram ir até a Europa, onde iriam encontrar o Dwight L.Moody em uma de suas cruzadas evangelísticas. Planejavam também visitar a Europa continental.
Toda a família viajou para nova York para então pegar o navio. Mas um compromisso no último momento o impediu de viajar. Então ele enviou sua esposa e suas 4 filhas na frente, no navio S.S. Ville Du Havre. Ele iria encontrá-las assim que pudesse.
Então no final de novembro de 1873 o navio partiu para a Europa com a Anna, as 4 filhas do casal e mais aproximadamente 310 passageiros. E Horatio voltou para Chicago.
Então acontece uma tragédia. Na madrugada do dia 22 de novembro de 1873 no Atlântico norte, o navio em que a família de Horatio estava, se chocou com um outro navio inglês e afundou em apenas 12 minutos. 226 pessoas morreram neste naufrágio, incluindo as 4 filhas de Horatio. Somente 90 pessoas sobreviveram, entre elas, Anna Spafford.
Logo que chegou a um lugar seguro, após ter sido resgatada, Anna enviou um bilhete, no dia 01 de dezembro de 1873, para seu marido com uma triste mensagem: “Salva, porém só”.
Imediatamente Horatio pegou um n avio e foi ao encontro de sua esposa.
Em um momento de sua viagem, Spafford foi avisado que estava passando perto do local onde suas filhas haviam morrido no acidente, e se sentiu profundamente comovido. Ele então voltou para sua cabine e começou a escrever: “Se paz a mais doce me deres gozar/ se dor a mais forte sofrer/ oh seja o que for, tu me fazes saber/ que feliz com Jesus sempre sou”Este hino foi escrito em um momento de muita dor, mas ao mesmo tempo em um momento em que ele pode sentir o conforto da paz que está acima de todo o entendimento humano, que só Cristo pode dar.
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14.27)

8 comentários:

Danielle Ribeiro Santos disse...

Amo este hino, agora, depois de saber a história de sua composição fui mais uma vez edificada.

Soli Deo Gloria!!!

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

Anônimo disse...

Tremendo, nestes dias de evangelho barato e de barganha , sucateado, por tanta gente sem escrúpulo, como nos edifica esta triste historia!
Glória a Deus nas maiores altúras!!
como somos egoistas meu Deus nos perdoe, nos molde para estarmos dentro de tua vontade!!no nome de Jesus oramos amém

mario lucio disse...

Muitas vezes cantamos até mesmo da boca para fora, e também sem saber o porque estamos cantando, e imaginamos coisas totalmente diferentes do pensamento do autor.Parabéns ao autor do blog ,pela disponibilidade de estar nos propiciando este momento tão bonito,e também saber que existem verdadeiros homens de Deus como o autor deste hino.
Parabéns
Mario Lucio
seminarista

gila disse...

Esse hino é o mais bonito do cantor cristão,porque mostra a felicidade que temos com Jesus mesmo,diante das adversidades que a vida nos oferece, Amo esse hino!!

Roseni Souza disse...

Sempre gostei deste hino. Lembro-me que o ouvi pela primeira vez em um “LP”, fiquei apaixonada pela profundidade da letra, mas nunca soube que ele tinha sido composto em um momento de dor. Gostei de saber da história de seu autor. Pena que os hinos do cantor cristão e da harpa cristã foram abolidos de várias igrejas. Da mesma forma que foram excluídos Cantor cristão e harpa cristã estão se excluindo o Deus eterno e sua santidade.

Anônimo disse...

Agora disponível Cantor Critão Mobile para telemóveis com Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.app.cantorcristao&feature=more_from_developer#?t=W251bGwsMSwxLDEwMiwiY29tLmFwcC5jYW50b3JjcmlzdGFvIl0.

http://www.cantorcristaomobile.blogspot.pt/

Unknown disse...

Eu creio que cada um de nós tem uma história triste movida e superada pelo poder Glorioso do nosso Deus.Portanto,tomemos para nós este exemplo,esta dor e aprendemos então a glorificar ao Deus de Israel com todo o nosso coração, assim como fez o irmão que compôs este maravilhoso hino, e quem sabe podemos também sermos agraciados com um louvor tremendo e poderoso na qual o Senhor edificará a vida de muitos irmãos assim como a minha foi edificada assim que conheci esta letra e esta história.Louvado seja o nome do Senhor